A evolução do aparato cognitivo em função das trocas com o meio psicossocial como construção epigenética na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget

Auteurs-es

Résumé

A temática que propomos discutir nos suscita o seguinte questionamento: O mundo se impõe ao sujeito do conhecimento ou é a herança genética que permite as trocas com o esse mundo? É possível explicar as relações causais e as implicações feitas a partir do mundo, enquanto simples constatação dos dados diretamente observáveis na experiência, independentemente das trocas epigenéticas do sujeito epistêmico com o seu meio? Nosso objetivo é mostrar especificamente que perceber e compreender são diferentes. Pretendemos refletir sobre o fato de que descobrir relações entre antecedente e consequente é infinitamente enriquecido pela descoberta da implicação, impossível de ser observada ou verificada na experiência. Que o se ... então é uma descoberta endógena, sem a qual nem a Lógica, nem a matemática e a própria ciência existiriam, pois entendemos ser a causação física e a implicação necessária termos irredutíveis e localizados em campos diferentes. Sem esquecer que esta relação é um dos fundamentos sobre os quais a Filosofia da Ciência entende a própria Ciência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Vicente E. R. Marçal, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Filósofo. Mestre em Filosofia na área de concentração de Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica. Dedica-se na pesquisa em Epistemologia, mais especificamente em Epistemologia Genética e sua relação com a Teoria do Conhecimento. Atualmente trabalha no projeto de pesquisa intitulado “O Grupo Prático de Deslocamentos e a Constituição das Noções de Objeto Permanente e Espaço Objetivo” no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia, onde coordena o GPEGRA - Grupo de Pesquisa em Epistemologia Genética da Região Amazônica. É, também, membro do GEPEGE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP – Marília-SP.

Références

APOSTEL, L. et al. Les Liaisons Analytiques et Synthétiques dans les Comportements du Sujet. Paris: Press Universitaires de France, 1957.

BALILA, D. A construção do conhecimento em Espinosa e Piaget : da Natureza à Ética. THES—Instituto de Psicologia: Universidade de São Paulo, 2014.

CHALMERS, A. F. Qu’est-ce que la science? Récents développements en philosophie des sciences: Popper, Kuhn, Lakatos, Feyerabend. Paris: La Découverte, 1993.

DANCY, J. Epistemologia Contemporânea. Lisboa: Edições 70, 1985.

FRAASSEN, B. C. VAN. A Imagem Científica. São Paulo: EDUNESP, 2007.

GRANGER, G.-G. Pensamento formal e ciências do homem. Lisboa: Editorial Presença, 1975. v. 1

HANNA, R. Kant, Causation, and Freedom. Canadian Journal of Philosophy, v. 36, n. 2, p. 281–305, jun. 2006.

KANT, I. Crítica da Razão Prática. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

LA TAILLE, Y. DE. Moral e Ética: Dimensões Intelectuais e Afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MARÇAL, V. E. R. O esquema de ação e a constituição do sujeito epistêmico : contribuições da epistemologia genética à teoria do conhecimento. Marília: Universidade Estadual Paulista, 2009.

MARÇAL, V. E. R.; TASSINARI, R. P. O Caráter a priori das Estruturas Necessárias ao Conhecimento, Construídas segundo a Epistemologia Genética. Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, n. Edição Especial, p. 225–241, 2014.

MESSERLY, J. G. Piaget’s Biology. In: MÜLLER JEREMY I. M.SMITH, LESLIE, U. (Ed.). . The Cambridge Companion to Piaget. New York: Cambridge University Press, 2009.

MOSER, P. K. Realism, Objectivity, and Skepticism. In: GRECO, J.; SOSA, E. (Eds.). . The Blackwell Guide to Epistemology. Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 1999. p. 70–91.

OKASHA, S. Philosophy of Science: A very short introduction. Kindle Edi ed. Oxford: Oxford University Press, 2002.

PATON, H. J. The categorical imperative: A study in Kant’s moral philosophy. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1971.

PIAGET, J. Logique et équilibre dans le comportements du sujet. In: APOSTEL, L.; MANDELBROT, B.; PIAGET, J. (Eds.). . Logique et équilibre. Paris: Press Universitaires de France, 1957. p. 27–117.

PIAGET, J. Biologie et Connaissance: Essai sur les relations entre les régulations organiques et les processus cognitifs. Paris: Éditions Gallimard, 1967.

PIAGET, J. Adaptation vitale et psychologie de l’intelligence: sélection organique et phénocopie. Paris: Hermann, 1974.

PIAGET, J. Le comportement, moteur de l’évolution. Paris: Éditions Gallimard, 1976.

PIAGET, J. La naissance de l’intelligence chez l’enfant. Paris: Delachaux et Niestlé, 1977.

POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2013.

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Piaget: Modelo e Estrutura. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1972.

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Causalidade e Operações em Piaget. Ciência e Filosofia, n. 1, p. 73–83, 1979.

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984.

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Vie et vérité – Un hommage à Jean-Blaise Grize. TrajEthos, v. 3, n. 1, p. 127–137, 2013.

Téléchargements

Publié-e

02/12/2020

Numéro

Rubrique

Artigos