Implicação significante e a ação do sujeito sobre a experiência sensível

Autori

  • Rafael dos Reis Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar elementos na obra de Jean Piaget que nos permitam mostrar como a implicação significante é fundamental para as ações do sujeito sobre a experiência sensível, em especial para o processo de coordenação, significação e estruturação de esquemas sensório-motores. Um de nossas conclusões centrais é a de que esse processo é condição necessária para a construção da objetividade do real, em especial da causalidade, pois esta está centrada nos sistemas de implicação significante.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

APOSTEL, L., MAYS, W., MORF, A., PIAGET, J. Les liaisons analytiques et synthétiques dans le comportement du sujet. Paris: Presses Universitaires de France, 1957.

BATTRO, A. M. Dictionnaire d’épistémologie génétique. Paris: Presses Universitaires de France, 1966.

BETH, E. W.; PIAGET, J. Épistemologie mathématique et psychologie: essai sur les relations entre la logique formelle et la pensée réelle. Paris: Presses Universitaires de France, 1961.

FERRAZ, A. A. Como é possível o conhecimento matemático? As estruturas lógico-matemáticas a partir da Epistemologia Genética. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.

FERREIRA, R. dos R; TASSINARI, R. P. Piaget e a predicação universal. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

FERREIRA, R. dos R. Função, gênese e estrutura da brincadeira: um olhar sob a perspectiva da Epistemologia Genética. Revista Hispeci & Lema On-Line, 7(1), p. 105-125. 2016.

FERREIRA, R. dos R. Sobre o uso da função proposicional e sua gênese segundo a Epistemologia Genética. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009. Disponível em<https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Filosofia/Dissertacoes/ferreira_rr_me_mar.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2018.

HEGENBERG, L. A lógica e a teoria de Jean Piaget: a implicação significante. Psicologia-USP, v. 2, n. 1-2, p. 25-32. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34440http://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34440. Acesso em: 19 jun. 2018.

PESSOA, K. B. C. O problema do paralelismo psicofisiológico segundo a Epistemologia Genética. Marília, 2014. 93p. Dissertação (mestrado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Filosofia/Dissertacoes/pessoa_kbc_me_mar.pdf. Acesso em: 28 jan 2019.

PIAGET, J; BETH, W. E.; MAYS, W. Épistémologie génétique et recherche psychologique. Paris: Presses Universitaires de France, 1957.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução de Álvaro Cabral do original francês La formation du symbole chez l’enfant: imitation, jeu et rêve, image et représentation (1945). Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

PIAGET, J. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognitivos. Tradução de Francisco Guimarães do original francês Biologie et connaissance: essai sur les relations entre les régulations organiques et les processus cognitifs (1967). Petrópolis: Vozes, 1973.

PIAGET, J. Ensaio de Lógica Operatória. Tradução de Maria Ângela Vinagre de Almeida do original francês Essai de logique opératoire (1972). Porto Alegre: Globo, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1976.

PIAGET, J. Essai sur la nécessité. In: Archives de psychologie, 175(45), 235-251. 1977.

PIAGET, J. La pensée physique. In: Introduction à l’épistémologie génétique. Tome II. Paris: Presses Universitaires de France, 1950.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Tradução de Álvaro Cabral do original francês La naissance de l’intelligence chez l’enfant (1936). Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

PIAGET, J. O possível e o necessário: evolução dos necessários na criança. Tradução de Bernardina Machado de Albuquerque do original francês Le possible et le necessaire: l’évolution du necessaire chez l’enfant (1983). Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

PIAGET, J. A construção do real na criança. Tradução de Álvaro Cabral do original francês La construction du réel chez l'enfant (1937). Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Tradução de Álvaro Cabral do original francês L’équilibration des structures cognitives: problème central du développement (1975). Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

PIAGET, J. A explicação em psicologia e o paralelismo psicofisiológico. In: PIAGET, J.; FRAISSE, P. Tratado de psicologia experimental. Vol. 1. Tradução de Eliseu Lopes do original francês L'explication en psychologie et le parallélisme psychophysiologique (1963). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1968, p. 121 – 152.

PIAGET, J. et al. A imagem mental na criança: um estudo sobre o desenvolvimento das representações imagéticas. Tradução de António Couto Soares do original francês L’image mentale chez l’enfant: étude sur le développment des représentations imagées (1966). Porto: Civilização, 1977.

PIAGET, J. et al. A tomada de consciência. Tradução de Christina Larroudé de Paula Leite do original francês La prise de conscience (1974). São Paulo: Melhoramentos; Ed. Universidade de São Paulo, 1977.

PIAGET, J. et al. Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos; Ed. da Universidade de São Paulo, 1978.

PIAGET, J. et al. Les théories de la causalité. Paris: Presses Universitaires de France, 1971. (Études d'Épistémologie Génétique)

PIAGET, J. et al. Réussir et comprendre. Paris: Presses Universitaires de France, 1974.

PIAGET, J. Hacia una logica de significaciones. (Primeira parte). Tradução de Emília Ferreira do original francês Vers une logique des significations (1987). Barcelona: Editorial Gedisa, 1997.

PIAGET, J. Introduction à l’espitémologie génétique. Paris: Presses Universitaires de France, 1950.

PIAGET, J. Les mécanismes perceptifs: modèles probabilistes, analyse génétique, relations avec l’intelligence. Paris: Presses Universitaires de France, 1961.

PIAGET, J. The child’s conception of physical causality. Tradução de M. Gabain do original francês La causalité physique chez l'enfant (1927). London: Harcourt Brace & Company, 1930.

PIAGET, J. Traité de logique: essai de logistique opératoire. Paris: A. Colin, 1949.

PIAGET, J.; FRAISSE, P. Tratado de psicologia experimental. Vol. 1. Tradução de Eliseu Lopes do original francês Traité de psychologie expérimentale (1963). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1968.

PIAGET, J.; GARCIA, R. Les explications causales. Paris, Presses Universitaires de France, 1971.

PIAGET, J.; INHELDER, B. Da lógica da criança à lógica do adolescente: ensaio sobre a construção das estruturas operatórias formais. Tradução de Dante Moreira Leite do original francês De la logique de l’enfant à la logique de l’adolescent: essai sur la construction des structures opératoires formelles (1955). São Paulo: Pioneira, 1976.

PIAGET, J.; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Tradução de Christiano Monteiro Oiticica do original francês La genèse du nombre chez l’enfant (1941). Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Causalidade e operações em Piaget. Ciência e Filosofia (USP), São Paulo, v. 1, n.1, p. 73-85, 1979.

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984.

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. L’image mentale et la question de la rupture de la raison (ou intelligence) avec l’expérience sensible. Projeto para pedido de bolsa de pesquisa nos Archives Jean Piaget - Université de Genève, 1995.

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Piaget segundo seus próprios argumentos. Psicologia USP: São Paulo, 2010, v. 21, n. 1, 11 – 30.

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Piaget: modelo e estrutura. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Sistemas lógicos e sistemas de significação na obra de Jean Piaget. Psicologia USP (Impresso), São Paulo, v. 2, n.1, p. 21-23, 1991.

TASSINARI, R. P. Da ação sobre a experiência sensível à estruturação lógica do real: um estudo da forma da construção do “agrupamento” em Piaget. 1998. 64p. Dissertação (mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia – Universidade de São Paulo, 1998.

##submission.downloads##

Pubblicato

02/12/2020

Fascicolo

Sezione

Artigos