Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • A Revista aceita textos em português, inglês, espanhol, francês ou italiano
  • Submições sem identificação do(s) autor(es).
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • Serão aceitos textos produzidos por graduandos/graduados, especialistas, mestrandos/mestres e doutorandos, desde que seja submetido em coautoria com, no mínimo, um Doutor.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

O foco da Revista GEITEC são os de tema relacionados a áres de adminitração. 

O nome dos autores não deve aparecer no corpo do artigo. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e dos autores no sistema, incluindo nome completo do autor(es), endereço postal, e-mail, número do registro/cadastrado ORCID e afiliação institucional. Lembrando que estes dados não devem constar do arquivo enviado pelo portal.

Os artigos deverão ter entre 12 e 20 páginas, formatados para folha A4. Devem vir acompanhados, obrigatoriamente, do resumo, abstract e resumen (entre 100 e 250 palavras) e palavras-chave (no mínimo 3 e, no máximo, 5) em português, keywords em inglês e palabras-clave em espanhol. Os títulos devem ter no máximo 20 palavras e devem ser traduzidos para o inglês e espanhol.

O corpo do texto das seções deve ser digitado na fonte Arial, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas de 1,5, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm; recuo de 1,25 cm da esquerda para parágrafos na primeira linha e 4,0 cm para citações com mais de 3 linhas.

Siglas e abreviaturas devem estar entre parênteses e ser precedidas de seu significado completo quando do primeiro uso no texto, os acrônimos devem possuir somente a inicial maiuscula. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Para ênfase ou destaque, usar negrito ou “aspas duplas”.

 

REGRAS GERAIS PARA CITAÇÃO 

As citações devem obedecer aos critérios da NBR 10520/2002, da ABNT, a qual determina que:

1. Citação Direta com Até Três Linhas

Devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas, seguindo o seguinte formato:

  • No final da citação: “Citação”. (Silva; Gomes, ano, p. 123).
  • No início ou inserida no texto: Segundo Silva (ano, p. 123) “Citação”, ou ainda, Silva (ano, p. 123) afirma que: “[...] citação”.

2. Citação Direta com Mais de Três Linhas

Apresentar um recuo especial de 4,0 cm, não devem ser colocadas entre aspas, a fonte deve ter tamanho 10 e o espaçamento entre linhas deve ser simples. Ao referenciar o autor, podemos utilizar o formato (Oliveira, 2020, p. 10), ou, se o autor aparecer antes da citação, podemos usar Oliveira (2020, p. 10).

3. Citação Indireta

Texto baseado na obra do autor consultado, deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do autor.

4. Diferenciação de Títulos do Mesmo Autor no Mesmo Ano

Caso um autor tenha diferentes títulos publicados no mesmo ano, diferenciar adicionando uma letra depois da data (Garcia, 1995a), (Garcia, 1995b) etc.

 

SOBRE AS REFERÊNCIAS

As referências deverão conter somente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT. Quando for o caso, sempre indicar o nome do tradutor após o título do livro ou artigo.

Abaixo, alguns exemplos de como proceder:

Livro:

COLL, César. Psicologia e Currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. 5. ed. São Paulo: Ática, 2003.

Capítulo de livro:

GIROUX, Henry A. A Pedagogia como uma tecnologia Cultural. In: Silva, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na Sala de Aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 85-103.

Trabalho de Conclusão de Curso (Tese, Dissertação, Monografia):

RODRIGUES, Maria Luiza da Costa. Educação Escolar e Violência: demandas, perspectivas e desafios. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2013.

Artigo em periódico eletrônico:

ALBA, Alícia de; Dias, Rosanne Evangelista. Políticas de currículo para a docência na Ibero-América. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 2-9, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/78112/47382. Acesso em: 30 jun. 2023.

Resumos de congresso, fóruns, seminários:

NEGRINI, Michele; Cruz, Luara Helena Knapp da;Silva, Micael, Machado da; Silva, William Machado da. Quero entender você: ações para apoiar a comunicação. InAnais do 37º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 37º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Florianópolis: UFSC/PROEX, 2019.

Legislação:

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 maio 2020.

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FASES DA AVALIAÇÃO

O processo de avaliação dos artigos obedece ao seguinte fluxo:

1. Submisão do trabalho à leitura do Editor: são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da revista. Assim, são devolvidos aos autores os trabalhos que:

a) configuram-se notadamente como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação;

b) apresentam-se sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa;

c) não apresentam uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõe a discutir;

d) não centram sua problemática, nem de forma indireta, no campo da Educação;

e) possuem excessivos erros de redação, bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo;

f) são meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada;

g) não possuem a forma de trabalho científico usualmente praticada nos periódicos de Educação;

h) não cumprem as normas da revista para submissão dos artigos (formatação, citações, referências…).

Tais trabalhos serão devolvidos aos autores com a sugestão de que sejam reformulados, para efeito de nova submissão e avaliação pela revista, noutra oportunidade. Os trabalhos que não se enquadram em nenhuma das características acima serão considerados aptos para a fase seguinte.

2. Análise por pares quanto ao mérito: nessa segunda fase, a Editoria da revista encaminha o artigo sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do conselho editorial ou consultores ad hoc), de dois estados diferentes ou do exterior. Para a seleção dos pareceristas e das áreas temáticas, são consideradas as classificações da tabela de áreas do CNPq e o conjunto de informações acessíveis na plataforma Lattes.

Os pareceristas podem aceitar plenamente o artigo, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo.

Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.

3. Revisão e adequação do trabalho às normas da revista: uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido a uma revisão de linguagem e a uma normalização. O trabalho é encaminhado ao autor com as sugestões de correções e adequações, para que seja finalmente encaminhado à publicação.

Artigos

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Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. É da responsabilidade dos autores o conteúdo submetido para publicação, não cabendo à Revista GEITEC qualquer ônus ou reclamação de qualquer natureza; as reclamações porventura endereçadas ao periódico serão dirimidas pelo Conselho Editorial do periódico.