Chamada para publicação Dossiê “Mutações Literárias: reconfigurações da literatura brasileira contemporânea (2010 ao presente)”

20/07/2022

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO V.15, N.3 (2022)

 

A Revista de Estudos, Educação e Cultura - Igarapé, ISSN 2238-7587, Qualis B2, vinculada ao Grupo de Pesquisa LITERATURA, EDUCAÇÃO E CULTURA: CAMINHOS DA ALTERIDADE (LECCA) e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), de periodicidade semestral, está com chamada aberta para o recebimento de artigos originais e inéditos para integralizarem o dossiê dedicado as “Mutações Literárias: reconfigurações da literatura brasileira contemporânea (2010 ao presente)”.

O dossiê se organizará a partir de artigos, resenhas e ensaios que abordem aspectos referentes ao tema proposto e será publicado no v.15, n. 3 (2022). As normas para a apresentação dos artigos estão disponíveis na seção Diretrizes para os autores.

 

Período de Submissão: 20 de julho de 2022 a 30 de setembro de 2022

Previsão de publicação: 30 de novembro de 2022

Organizadores:

Professor Doutor Leonardo Tonus (Sorbonne – Paris IV)

Professora Doutora Maria Alice Sabaini de Souza Milani (UNIR, Brasil)

Professor Doutor Paulo Eduardo Benites de Moraes (PPGMEL/UNIR, Brasil) – e-mail: paulo.moraes@unir.br

Resumo da proposta:

As manifestações literárias acompanham o dinamismo da vida social, se modificando e se desenvolvendo a partir da relação que estabelece com a sociedade. Assim, desde a carta de achamento, escrita por Caminha, até os nossos dias é possível perceber que a literatura não se estagnou aos seus moldes mais primários, mas se adaptou e sofreu mutações tanto em sua estrutura e forma, quanto nas perspectivas temáticas abordadas. Neste sentido, vale ressaltar que de acordo com Leila Perrone-Moisés (2016) “O que garante a sobrevivência da literatura não é a sua defesa teórica, nem sua promoção por instituições e, ainda menos, o seu gerenciamento pela indústria cultural. É o desejo de escrever e o prazer de ler” (PERRONE-MOISÉS, 2016, p. 265), ou seja, a vivacidade da literatura está no desejo do escritor de permanecer a partir da sua escrita, e na fruição que o texto propicia ao leitor por meio da literariedade deste, seja um texto clássico ou contemporâneo.

Em relação à literatura contemporânea, convém elencar que as produções literárias têm se alterado com a utilização de procedimentos literários, de certo modo inovadores, como o hibridismo de gêneros literários e textuais em uma obra, a relação do texto literário com a linguagem imagética, a escrita de livros que relatam o processo de produção e pós-produção dos textos e a possibilidade maior da divulgação de obras redigidas por autores das periferias e das margens da sociedade. Assim, as transformações da literatura e as suas nuances revelam não só a diversidade do fazer literário, mas também sua adaptabilidade às novas formas de se escrever e ler. Nesse contexto, o papel do escritor é imprescindível para a constituição multifacetada da literatura, já “que são os escritores e não os teóricos que definem, em suas obras, as mutações da literatura” (PERRONE-MOISÉS, 2016, p. 35).

Ainda em relação ao caráter metamorfoseado que as manifestações literárias adquiriram ao longo dos séculos, Karl Erik Schollhammer, em seu livro sobre a ficção contemporânea, destaca que “Parece que os autores da última década, ainda que se mostrem conscientes de suas preferências, deitam melhor um certo ecletismo que cruza fronteiras, línguas e tradições literárias” (SCHOLLHAMMER, 2011, p. 148). Neste sentido, o volume deste dossiê receberá artigos, resenhas e traduções que abordem as mutações textuais e temáticas da literatura a partir do início do século XXI e que se relacionem com os seguintes eixos:

  1. Poéticas translíngues (relações entre signos, textos, culturas e tradições)
  2. Práticas de escrita não-criativa
  3. Intermidialidades: literatura, artes e mídias
  4. Escritas em trânsito: poéticas do deslocamento
  5. Literatura e cultura contemporânea: as relações de gênero, raça e classe em obras contemporâneas

Referências

PERRONE-MOISÉS, Leila. Mutações da Literatura no Século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileiro, 2011.

As submissões podem ser feitas até o dia 30 de setembro e enviadas diretamente pelo sistema eletrônico de submissão de originais da Revista Igarapé https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/about/submissions  

Agradecemos a colaboração

Os editores