DOSSIÊ: Literatura, Memória e Mediação: entre palavras que formam mundos
O dossiê tem por objetivo promover o diálogo entre estética, educação e crítica literária, valorizando a literatura como lugar de formação sensível, reflexão cultural e complexificação do real, entrelaçando a potência transformadora da literatura em dois eixos complementares:
Linha 1
A complexidade do humano em Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós
Este eixo acolhe pesquisas que explorem o romance Vermelho Amargo, do escritor Bartolomeu Campos de Queirós, como um território de memória e subjetividade, no qual a narração intimista, os personagens e o papel ativo do leitor se entrelaçam com a força criadora da palavra.
Reflexões que enfoquem:
- Memória, afeto e formação do sujeito;
- A literatura como linguagem que tensiona e complexifica o mundo;
- Estratégias narrativas contemporâneas que deslocam o leitor;
- Representações da diversidade familiar e emocional;
- A construção estética e a simbologia das cores e dos espaços.
Linha 2
A literatura infantil e juvenil contemporânea como prática de letramento e invenção das linguagens
Este eixo reúne estudos que discutam obras infantis e juvenis sob a ótica dos múltiplos letramentos literários, considerando:
- Relações entre linguagens verbal e visual;
- Projeto gráfico como parte do discurso literário;
- Experiências de mediação de leitura em sala de aula e bibliotecas;
- Circulação de obras de autoria diversa, incluindo produções indígenas e periféricas;
- Práticas de leitura que reconheçam crianças e jovens como sujeitos leitores e criadores.
Prazo para submissões: 10 de abril de 2026.
Organizadoras:
Prof.ª Dra. Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina (PPGMEL/UNIR).
Prof.ª Iza Reis Gomes (PROFLETRAS/PROFEPT/IFRO).
Prof.ª Patrícia Aparecida Beraldo Romano (UNIFESSPA)
Previsão de publicação: Jul/Ago. de 2026.