DOSSIÊ: Literatura, Memória e Mediação: entre palavras que formam mundos

14/12/2025

O dossiê  tem por objetivo promover o diálogo entre estética, educação e crítica literária, valorizando a literatura como lugar de formação sensível, reflexão cultural e complexificação do real, entrelaçando  a potência transformadora da literatura em dois eixos complementares:

Linha 1

A complexidade do humano em Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós

Este eixo acolhe pesquisas que explorem o romance Vermelho Amargo, do escritor Bartolomeu Campos de Queirós, como um território de memória e subjetividade, no qual a narração intimista, os personagens e o papel ativo do leitor se entrelaçam com a força criadora da palavra.


Reflexões que enfoquem:

  • Memória, afeto e formação do sujeito;
  • A literatura como linguagem que tensiona e complexifica o mundo;
  • Estratégias narrativas contemporâneas que deslocam o leitor;
  • Representações da diversidade familiar e emocional;
  • A construção estética e a simbologia das cores e dos espaços.

Linha 2

A literatura infantil e juvenil contemporânea como prática de letramento e invenção das linguagens

Este eixo reúne estudos que discutam obras infantis e juvenis sob a ótica dos múltiplos letramentos literários, considerando:

  • Relações entre linguagens verbal e visual;
  • Projeto gráfico como parte do discurso literário;
  • Experiências de mediação de leitura em sala de aula e bibliotecas;
  • Circulação de obras de autoria diversa, incluindo produções indígenas e periféricas;
  • Práticas de leitura que reconheçam crianças e jovens como sujeitos leitores e criadores.

Prazo para submissões: 10 de abril de 2026. 

Organizadoras:

Prof.ª Dra. Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina (PPGMEL/UNIR).

Prof.ª Iza Reis Gomes (PROFLETRAS/PROFEPT/IFRO).

Prof.ª Patrícia  Aparecida Beraldo Romano (UNIFESSPA)

 

Previsão de publicação: Jul/Ago. de 2026.