DOS DISCURSOS AS REALIDADES: AS ESCOLAS RURAIS EM FINS DA DÉCADA DE 1970 E INÍCIO DE 1980 EM ARIQUEMES-RO
DOI:
https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.12.n.4.4211Palavras-chave:
Discursos sobre a escola, Escola rural, Educação rural, História da educação.Resumo
Objetivamos nessa pesquisa analisar alguns exemplares de jornais de época em conjunto com discursos proferidos por autoridades públicas a respeito da educação rural e/ou sobre escolas rurais no município de Ariquemes, Região do Vale do Jamari, no atual Estado de Rondônia em recorte temporal de fins da década de 1970 e início de 1980. Algumas indagações balizam a investigação, entre elas: quais os discursos proferidos em fins da década de 1970 e início de 1980 a respeito das escolas rurais em Ariquemes-RO? O periódico jornalístico O Parceleiro, na ocasião carregava os atributos do domínio da leitura e escrita, de algum modo externava ou omitia a situação em que se encontrava as escolas públicas rurais da localidade? Orientados por Bloch (2001), analisamos: matérias de jornais, discursos governamentais, fotografias e dados estatísticos produzidos por autoridades públicas. Em se tratando de Brasil, a partir de 1960 em virtude do possível êxodo rural as escolas rurais foram sendo deixadas a margem, uma vez que os investimentos do setor público se inclinavam ao modelo de urbanização no Brasil. Não obstante, parte dos documentos históricos analisados nos demonstraram as ausências do poder público sobre o direito a escola rural, configurando uma produção engendrada intencional.