A SELVA AMAZÔNICA COMO ESPAÇO DE DESLOCAMENTO CULTURAL EM UN VIEJO QUE LEÍA NOVELAS DE AMOR, DE LUÍS SEPÚLVEDA

Autores

  • Tatiana da Silva Capaverde Universidade Federal de Roraima http://orcid.org/0000-0002-7826-7640
  • Patricia Lima da Silva Universidade Federal de Roraima
  • Vitória Katherynne da Costa Holanda Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.13.n.2.5106

Palavras-chave:

Espaço simbólico, Selva, Entre-lugar, Caos-mundo, Identidade rizomática.

Resumo

No romance Un Viejo Que Leía Novelas de Amor (1989), do chileno Luís Sepúlveda, observa-se a selva como espaço de deslocamento para o personagem Antonio José Bolívar Proaño, que passa a viver na Amazônia equatoriana juntamente com os indígenas Shuar e a comunidade ribeirinha El Edilio. Considerando a trama da obra e as representações nela contidas, o objetivo desse trabalho é analisar o deslocamento do protagonista do romance que encontra na selva amazônica o espaço para sua construção identitaria híbrida. A análise partirá da caracterização da selva amazônica enquanto espaço simbólico e do protagonista como migrante, de constituição identitaria rizomática que se constitui no entre-lugar (Santiago) e no caos mundo (Glissant).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana da Silva Capaverde, Universidade Federal de Roraima

Tatiana da Silva Capaverde é professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Possui Graduação em Letras - Bacharelado em Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (2015). É membro do grupo de pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas (Unesp) e Leituras Contemporâneas: narrativas do séc. XXI (UFBA). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Hispano-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura hispano-americana, literatura comparada, autoria, apropriação, hibridismo e mobilidade cultural.

Patricia Lima da Silva, Universidade Federal de Roraima

Patrícia Lima da Silva é graduanda em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Participou do Programa de Iniciação Cientifica (PIC) durante o ano de 2019 com projeto na área dos estudos literários com ênfase nos temas: espaço simbólico, identidade e entre-lugar.

Vitória Katherynne da Costa Holanda, Universidade Federal de Roraima

Vitória Katherynne da Costa Holanda é graduanda em Letras - Português e Espanhol da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Participa do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC) na mesma instituição com projeto na área dos estudos literários com ênfase nos temas identidade/alteridade, deslocamento e “entre-lugar”. É membro do grupo de pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas (Unesp). Atualmente, trabalha com o tema língua como elemento identitário em situação de deslocamento cultural na literatura hispânica

Downloads

Publicado

08/12/2020

Como Citar

Capaverde, T. da S., Silva, P. L. da, & Holanda, V. K. da C. (2020). A SELVA AMAZÔNICA COMO ESPAÇO DE DESLOCAMENTO CULTURAL EM UN VIEJO QUE LEÍA NOVELAS DE AMOR, DE LUÍS SEPÚLVEDA. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 13(2). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.13.n.2.5106