AGUINALDO JOSÉ GONÇALVES: O POETA DAS CORES

Autores

  • Gisele Campos Barbiretzki Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Maria do Socorro Gomes Torres

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.13.n.1.5190

Resumo

Neste artigo discutimos a produção poética de Aguinaldo José Gonçalves, centralizando nosso estudo em textos expressivos do seu livro Vermelho.   Para discutir a espessura dos poemas buscamos nos ater à ideia de recorrência, fonte, ritmo, imagem e originalidade. A base teórica vislumbra as ideias desenvolvidas por correntes como formalista, estruturalista, sem se depreender de ideias desenvolvidas por outras correntes. Os estudos de Curtius Literatura Europeia e Idade Média Latina (1965), Bosi (1977), João Alexandre Barbosa (1986), Benedito Nunes (1992), José Guilherme Merquior (1965), Diana Yunkes Toneto (2010), Octavio Paz (1982), Roman Jakobson (1972), Spina (1966), estudos que auxiliam na compreensão da criação poética de A. G. Seus textos poéticos atuam em diferentes movimentos, onde a imagem, a metáfora e o ritmo são as marcas de uma escrita. Mas, não é, tão somente, o ponto culminante da trajetória do livro do escritor, seus textos evidenciam, sobretudo, as cores. Sem querer esgotar a riqueza dos poemas, os escritos de Gonçalves apresentam-se variados, múltiplos. Metodologicamente, partiremos de um conjunto de poemas com determinado estilo poético para analisarmos como no conjunto maior as características de repetem. Enfim, a poética Gonçalviana de maneira direta e indireta propõe-se a indagar atos singulares da escrita por meio da própria escrita, sem almejar em nenhum momento determinar sua escrita como um ato crítico. Ao final esperamos que o estudo contribua para ajudar pesquisadores a conhecerem as especificidades do livro e possam disseminar as ideias poéticas desenvolvidas.

 

In this article we discuss Aguinaldo José Gonçalves´s poetic produtction. Our focus in  on his poetry book  Vermelho. (Red) and we pay attention to  source, rhythm, image and originality. The theoretical   basis are the ideas developed by currents as a formalist, structuralist critics: studies by Curtis European Literature and Latin Middle Ages  (1965), Bosi (1977),  João Alexandre Barbosa (1986),  Benedito Nunes (1992), José Guilherme   Merquior (1965), Diana Yunkes Toneto (2010),Octavio Paz (1982),Roman Jakobson (1972), Spina (1966), studies that help to understand the poetic creation of A.G His poetic texts act in different movements, where the image, metaphor and rhythm are the marks of a writing.  But, it is not only the culmination of trajectory of the writher’s book, his texts show, above all, the colors. Without wanting to exhaust the richness of the poems, Gonçalves’ writings are varied multiple. Methodologically, we will start from a set of poems with certain poetic style to analyze how in the larger set the characteristics repeat. Finally, Gonçalvian poetics in a direct and indirect way proposes to inquire into singular acts of writhing through writing itself, without aiming at any time to determine its writing as a critical act. In the end, we hope that the study will help researchers to know the specifics of the book and can disseminate the poetic ideas developed.

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Publicado

10/05/2020

Como Citar

Barbiretzki, G. C., & Torres, M. do S. G. (2020). AGUINALDO JOSÉ GONÇALVES: O POETA DAS CORES. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 13(1). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.13.n.1.5190