AS REPRESENTAÇÕES FEMININAS EM PRINCESAS DESENCANTADAS OU A HISTÓRIA DAS MULHERES QUE OUSARAM SONHAR DE NILZA MENEZES

Autores

  • Ana Yanca da Costa Maciel
  • Erlândia Ribeiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.12.n.4.5416

Resumo

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar as representações femininas construídas na poética de Nilza Menezes respectivamente na obra Princesas Desencantadas ou A história das mulheres que ousaram sonhar (1996). Verificou-se que o discurso poético na obra configura-se em problematizar a presença patriarcalista que permeia a condição da mulher na sociedade. Deste modo, apura-se que a figura feminina retratada perpassa tanto o posicionamento de emancipação libertária, quanto o posicionamento de submissão marcada por um silenciamento; em ambos os casos propaga-se a desigualdade de gênero e a constituição de estereótipos quando o sujeito lírico caracterizado como mulher não se submete aos valores socialmente esperados, por violar a concepção tradicional dos papeis em que mulher e homem devem se submeter. São esses múltiplos olhares sobre a imagem feminina suscitados nos poemas de Nilza Menezes que possibilita revogar a marginalização da mulher nos espaços em que ocupa, evidenciando-se também o seu lugar de fala. Nesse sentido, demonstrar-se-á como se configura a construção dessas representações heterogêneas sobre a imagem da mulher nos poemas e como a poeta, a partir do seu fazer literário, contesta dogmas familiares que contribuem negativamente com o silenciamento feminino. Para a discussão desta abordagem temos como embasamento teórico os seguintes pesquisadores: Norma Telles em História das mulheres no Brasil (2004), Simone de Beauvoir em O segundo sexo (1970), Márgara Russotto em A consituição da voz feminina (1994), Pierre Bourdieu em A dominação masculina (2003), Marta Lia Genro Appel em A escrita feminina contemporânea: retratos de uma época (2010); dentre outros teóricos e pesquisadores que dizem respeito à proposta deste trabalho.

ABSTRACT

This study aims to analyze the feminine representations built upon the poetics of Nilza Menezes, respectively on the work Princesas Desencantadas ou A história das mulheres que ousaram sonhar (1996). It has been verified that the poetic discourse on that work configures itself by problematizing the patriarchal presence which permeates women’s condition in society. In that sense, the pictured feminine figure pervades either the position of a libertarian emancipation, or the position of a submission marked by a silencing; in both cases the gender inequality and the stereotype constitutions are propagated when the lyrical subject, characterized as a woman, does not submit herself to the socially expected values, by violating the traditional conception of the roles in which women and men must submit themselves. These multiple views on the feminine figure evoked and brought upon the poems of Nilza Menezes make it possible to revoke the marginalization of women in the spaces in which they occupy, highlighting her place of speech. In that sense, it will be demonstrated how these heterogenic representations over the women image are configured and how the poet, by her literary process, contest familiar dogmas which contribute negatively by the silencing of women. The discussion on this approach has the theoretical basis on the following researchers: Norma Telles in História das mulheres no Brasil (2004), Simone de Beauvoir in O Segundo sexo (1970), Márgara Russotto in A constituição da voz feminina (1994),  Pierre Bourdieu in A dominação masculina (2003), Marta Lia Genro Appel in A escrita feminina contemporânea: retratos de uma época (2010), among other theorists and researchers that concern the proposal of this work.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25/06/2020

Como Citar

Maciel, A. Y. da C., & da Silva, E. R. (2020). AS REPRESENTAÇÕES FEMININAS EM PRINCESAS DESENCANTADAS OU A HISTÓRIA DAS MULHERES QUE OUSARAM SONHAR DE NILZA MENEZES. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 12(4). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.12.n.4.5416