O ENSINO DO LÉXICO DA OBRA “O ALIENISTA”, DE MACHADO DE ASSIS: UMA PROPOSTA LÚDICA

Autores

  • Ivonete Nink Soares

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.12.n.4.5418

Resumo

A importância da realização de leituras eficientes é algo incontestável. A incógnita é o que, de fato, a escola, enquanto espaço de construção de conhecimentos, tem feito para tornar essa atividade mais acessível ao aluno. De que forma, nos dias atuais, tem ocorrido o desvencilhamento da forma cristalizada e engessada de conduzir a leitura, na escola, com foco na ampliação do léxico do aluno, sem preocupar-se com avaliações quantitativas.

Ao sugerir a leitura de um livro, o docente precisa ter vasto conhecimento sobre a obra solicitada, quais os possíveis entraves para desenvolver a atividade de forma satisfatória e quais caminhos podem ser traçados para superar as limitações do alunado. Esses obstáculos certamente serão diversos. Mas afinal, o que pode ser feito se o empecilho para a leitura for a dificuldade em atribuir sentido às palavras do texto?

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Publicado

29/06/2019

Como Citar

Soares, I. N. (2019). O ENSINO DO LÉXICO DA OBRA “O ALIENISTA”, DE MACHADO DE ASSIS: UMA PROPOSTA LÚDICA. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 12(4). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.12.n.4.5418