Os cordéis de Auritha Tabajara como instrumento pedagógico: versos que ecoam a luta de mulheres indígenas
DOI:
https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.14.n.2.6440Resumo
Auritha Tabajara é uma mulher indígena pioneira na publicação de livros em Literatura de Cordel no Brasil, sendo uma voz representativa em defesa e atenção às mulheres originárias por meio do versejar indígena contemporâneo. Assim, este trabalho, de abordagem qualitativa com procedimentos de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo discorrer sobre a poética dessa escritora, apontando algumas possibilidades do potencial do cordel em sala de aula. Isto se dá como contribuição para a efetividade da Lei nº 11.645/2018, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional quanto à inclusão no currículo oficial da rede de ensino e a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena” (BRASIL, 2008). Para a análise, como corpus, destacamos versos que reverberam vozes femininas indígenas. Os resultados evidenciam a contribuição feminina para a afirmação de identidades indígenas e a expressividade da Literatura Indígena para práticas pedagógicas que conjecturam um ensino comprometido com a desconstrução de representações fixas e homogeneizantes que significaram os povos originários, sociedades historicamente silenciadas.
ABSTRACT
Auritha Tabajara is a pioneer indigenous woman in the publication of books on Cordel Literature in Brazil, being a representative voice in defense and attention to native women through contemporary indigenous verse. Thus, this work, with a qualitative approach with bibliographic research procedures, aims to discuss the poetry of this writer, pointing out some possibilities of the potential of cordel in the classroom. This is done as a contribution to the effectiveness of Law nº 11.645 / 2018, which establishes the guidelines and bases of national education regarding the inclusion in the official curriculum of the education network and the mandatory theme “History and Afro-Brazilian and indigenous culture” (BRASIL, 2008). For the analysis, as a corpus, we highlight verses that reverberate indigenous female voices. The results show the female contribution to the affirmation of indigenous identities and the expressiveness of Indigenous Literature for pedagogical practices that conjecture a teaching committed to the deconstruction of fixed and homogenizing representations that signified the original peoples, historically silenced societies.