UMA DISCUSSÃO DECOLONIAL ACERCA DA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM: ONDE ESTÃO OS DIREITOS HUMANOS?

Autores

  • Renato Dering

Resumo

O presente estudo faz uma leitura crítica da prova de Redação do Enem, que tem como foco a organização textual e temática findada para uma intervenção do problema discorrido que deve(ria) estar ancorado no respeito aos Direitos Humanos. Por meio de uma análise documental orientada pelo Paradigma Indiciário Semiótico, objetivou-se verificar como há uma maquiagem dessa prova no que diz respeito à autonomia do sujeito na propositura de uma solução da problemática social, bem como problematizar como a redação do Enem, embora trazendo temas de pauta sociopolítica, ainda promove a manutenção da colonialidade, instaurando padrões que excluem vozes.

 

Abstract:

This study makes a critical reading of the Enem Writing test, which focuses on the textual and thematic organization completed for an intervention of the discussed problem that should be anchored in respect for Human Rights. Through a documental analysis guided by the Semiotic Evidence Paradigm, the objective was to verify how this evidence is blended with regard to the subject's autonomy in proposing a solution to the social problem, as well as to problematize how the writing of the Enem, although bringing themes of sociopolitical agenda, it also promotes the maintenance of coloniality, establishing patterns that exclude voices.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/02/2022

Como Citar

Dering, R. (2022). UMA DISCUSSÃO DECOLONIAL ACERCA DA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM: ONDE ESTÃO OS DIREITOS HUMANOS?. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 14(4), 129–141. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/6736