A Representação do aspecto negativo do feminino em dois contos de Ânsia Eterna, de Júlia Lopes de Almeida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.1.7619

Palavras-chave:

Arquétipo de Lilith, Mitocrítica, Representação do Feminino, Ânsia Eterna, Júlia Lopes de Almeida

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar a representação do aspecto negativo do feminino nos contos “Os porcos” e “Sob as estrelas”, ambos presentes na obra Ânsia Eterna (2020), escrita pela carioca Júlia Lopes de Almeida, e publicada em 1903. De modo a alcançar o pretendido, iremos, inicialmente, apresentar o arquétipo de Lilith através de seus mitos; em um segundo momento, deveremos identificar nos referidos contos a constelação de imagens e símbolos que gravitam em torno do arquétipo; finalmente, conseguimos relacionar os aspectos míticos aos elementos temático-linguísticos das respectivas narrativas. Para tal, lançamos mão dos métodos da pesquisa bibliográfica, em seu caráter qualitativo, e da abordagem da mitocrítica, mediante os subsídios teóricos da psicologia analítica (NEUMANN, 2021; KOLTUV, 2017; ROBLES, 2019); do simbolismo (CHEVALIER e GHEERBRANT, 2021); e da mitologia comparada (CAMPBELL, 2012). Desse modo, “caçando” o mito iluminador das narrativas por meio dos estudos do arquétipo de Lilith e dos procedimentos narrativos, acreditamos ser possível demonstrar o modo como a escritora Júlia Lopes de Almeida se utiliza do mito da “primeira Eva” para representar o aspecto negativo do feminino, servindo-se da tradição mitológica judaica para lançar um olhar crítico à posição de inferioridade e de rejeição da mulher na sociedade brasileira do início do século XX. Lilith expressa os elementos de revolta, vingança e reivindicação da mulher inconformada com uma sociedade que tem pela emancipação feminina verdadeiro horror, sentimento esse expresso pelas adjetivações com as quais a deusa primitiva é sempre apresentada: demônio, prostituta, bruxa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Júlia Lopes. Ânsia eterna. Brasília: Senado Federal, 2020.

CAMPBELL, Joseph. As transformações do mito através do tempo. Trad. Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix, 2012.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores e números. Trad. Vera da Costa e Silva, Raul de Sá Barbosa, Angela Melim, Lúcia Melim. Rio de Janeiro: José Olympio, 2021.

KNAPP, Cristina Loff; ZINANI, Cecil Jeanine Albert (org.). Interpretações e reverberações em Júlia Lopes de Almeida. Caxias do Sul: Educs, 2022.

KOLTUV, Barbara Black. O livro de Lilith: o resgate do lado Sombrio do Feminino Universal. São Paulo: Editora Cultrix, 2017.

NEUMANN, Erich. A Grande Mãe: um estudo histórico sobre os arquétipos, os simbolismos e as manifestações femininas do inconsciente. Trad. Fernando Pedroza de Mattos e Maria Sílvia Mourão Netto. São Paulo: Editora Cultrix, 2021.

ROBLES, Martha. Mulheres, mitos e deusas: o feminino através dos tempos. Trad. William Lagos e Débora Dutra Vieira. São Paulo: Aleph, 2019.

Downloads

Publicado

03/10/2023

Como Citar

Farias Amim, J. M., & de Souza Ferreira, M. J. (2023). A Representação do aspecto negativo do feminino em dois contos de Ânsia Eterna, de Júlia Lopes de Almeida. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 16(1), 85–99. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.1.7619