A importância das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Educação Básica visando o Letramento Literário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7808

Palavras-chave:

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Letramento Literário, Educação Básica, Mia Couto

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivos estimular a leitura das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Educação Básica, mais especificamente, a literatura moçambicana do autor Mia Couto, abordar a importância do letramento literário no espaço escolar e estimular o docente para a inclusão dessa literatura em sala de aula. Para tanto, foi elaborada uma proposta de leitura literária do conto “O cego Estrelinho”, de Mia Couto com base na proposta do livro Letramento Literário: teoria e Prática (2016), do teórico Rildo Cosson. A proposta de leitura pode ser apresentada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental ao ensino médio. A pesquisa é de cunho bibliográfico com método qualitativo com aporte teórico de Cosson (2016), BNCC (2017), Silva (2015), Aguiar (1988), entre outros autores que contribuíram para essa pesquisa. Durante algum tempo, as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa não foram trabalhadas em sala de aula, pois muitos docentes não tiveram acesso à disciplina na sua formação. Sendo assim, este artigo contribui para a visibilidade dessas literaturas na Educação Básica, a fim de levar à sala de aula a diversidade dessas literaturas.

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Publicado

27/12/2023

Como Citar

Pires, J. Z., & Luiz, L. O. L. (2023). A importância das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Educação Básica visando o Letramento Literário. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 16(3), 209–226. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7808