A importância da abordagem interdisciplinar do texto literário
DOI:
https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7809Palavras-chave:
Educação, Leitura, Literatura, InterdisciplinaridadeResumo
O grande desafio da escola é criar possibilidades para que os alunos se constituam como leitores dos diversos gêneros textuais circulantes na sociedade, tornando o ato de ler uma necessidade vital. Ocorre que, quando se trata de literatura, o desafio se tona maior, pois os estudantes relacionam literatura a uma leitura escolar obrigatória, distante de seu mundo cotidiano e, portanto, não produz sentido para eles. Nesse cenário, busca-se responder à seguinte questão norteadora: como a leitura interdisciplinar de textos literários pode contribuir na construção de conhecimentos necessários para a formação de seres humanos capazes de compreenderem a si mesmos e o mundo em que estão inseridos? A partir dessa questão, foi realizado um projeto de ensino interdisciplinar com o objetivo de promover a leitura do livro Terra Papagalli, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, sob a perspectiva histórica, filosófica e geográfica, para que os alunos sentissem a necessidade de ler e se apropriassem dos conhecimentos produzidos pela cultura humana, materializados em palavras e imagens. A base teórica foi constituída principalmente pela leitura de Edgar Morin (2000; 2014), especialmente o conceito de pensamento complexo; Fazenda (2003; 2008), sobre a interdisciplinaridade; Freire (1989), Lajolo (2001), Kleiman e Moraes (1999) e Zilberman e Rosing (2009) e Arena (2003; 2010), sobre o ensino de leitura e literatura. Como resultado, observou-se que o projeto interdisciplinar possibilitou um espaço dialógico de leitura, de fala, de escuta entre todos os envolvidos na atividade. Dessa forma, a leitura de textos literários começa a fazer sentido e, consequentemente, torna-se uma necessidade vital.
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