O experienciar do texto, do contexto e do intertexto na leitura da obra A história das crianças que plantaram um rio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7810

Palavras-chave:

Letramento literário, Cultura amazônica, Texto, Contexto, Intertexto

Resumo

Este estudo visa refletir sobre a importância de experienciar o texto, o contexto e o intertexto no processo de apreensão da obra A história das crianças que plantaram um rio (2013), de Daniel da Rocha Leite. Explorar esses elementos é um caminho viável para uma leitura literária significativa com vistas a promover o letramento literário. A base teórica empregada é constituída a partir dos conceitos relacionados ao letramento literário desenvolvidos por Rildo Cosson (2018). Por meio da análise da obra, explorando texto, contexto e intertexto, é possível compreender a relação entre o rio e as personagens, bem como a transmissão cultural e o imaginário coletivo presentes na narrativa. Em A história das crianças que plantaram um rio o rio atua como elemento central, representando não apenas o cenário, mas uma extensão da vida e da cultura do povo da Amazônia. Através do texto, contexto e intertexto, a obra resgata memórias, tradições e vivências ligadas ao rio, criando um diálogo profundo com os leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

COELHO, Nely Novaes. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Trad. Laura Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.

COSSON, Rildo. Círculos da leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2020.

COSSON, Rildo. O espaço da literatura na sala de aula. In: COSSON, R. ET AL. Literaturra: ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2010, p. 68.

GAMA-KHALIL, Marisa Martins. O território da semiosis: a palavra literária dirigida a crianças. In: GRAZIOLI, Fabiano Tadeu; COENGA, Rosemar (Orgs.). Literatura de recepção infantil e juvenil: modos de emancipar. Erichim: Habilis Press, 2018.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético.Trad. Johannes kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LEITE, Daniel da Rocha. A história das crianças que plantaram um rio. Ilustrações de Marciste Costa. Belém: Ponto Press, 2013.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. São Paulo: Escrituras, 2001.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tânia (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

PAULINO, Graça. Letramento literário: cânones estéticos e cânones escolares. Caxambu, MG: ANPED, 1998.

PITTA, Danielle Perin Rocha. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. Curitiba: CRV, 2017.

SILVA, Paulo Ricardo Moura da Silva. Práticas escolares de letramento literário: sugestões para leitura literária e produção textual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil na escola. 11ª ed. São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

27/12/2023

Como Citar

Lopes, L. M. C., & Vieira, I. C. (2023). O experienciar do texto, do contexto e do intertexto na leitura da obra A história das crianças que plantaram um rio. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 16(3), 258–273. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7810