A importância da leitura no desenvolvimento intelectual do aluno no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7813

Palavras-chave:

Leitura, Desenvolvimento intelectual, Sala de aula, Professor

Resumo

A leitura tem poder de transformação e, por isso, é um fator primordial no processo de ensino e aprendizagem, indispensável para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos. Nesse viés, o professor precisa atuar como mediador, com vistas a transformar a sala de aula em um ambiente agradável, buscando oferecer aos alunos momentos de satisfação e alegria no seu desenvolvimento e aprendizagem por meio da leitura. Sendo assim, é necessário que a sala de aula seja organizada e as aulas planejadas de acordo com os objetivos que o professor deseja alcançar. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca da importância da leitura no desenvolvimento intelectual do aluno no ensino fundamental, considerando a importância da leitura e a atuação do professor em sala de aula como mediador, por meio das atividades de leitura. A reflexão se fundamenta em estudos de autores que tratam da temática em foco, tais como Kleiman (1995), Zilberman (1994; 1995), Cosson (2019; 2010), entre outros. Os resultados apontam a necessidade de se aprimorar conhecimentos em relação à importância de ler no desenvolvimento intelectual e social do aluno, dentro e fora da sala de aula.

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Publicado

27/12/2023

Como Citar

Silva, E. G. P. da. (2023). A importância da leitura no desenvolvimento intelectual do aluno no ensino fundamental. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 16(3), 274–286. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7813