A importância da leitura no desenvolvimento intelectual do aluno no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7813Palavras-chave:
Leitura, Desenvolvimento intelectual, Sala de aula, ProfessorResumo
A leitura tem poder de transformação e, por isso, é um fator primordial no processo de ensino e aprendizagem, indispensável para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos. Nesse viés, o professor precisa atuar como mediador, com vistas a transformar a sala de aula em um ambiente agradável, buscando oferecer aos alunos momentos de satisfação e alegria no seu desenvolvimento e aprendizagem por meio da leitura. Sendo assim, é necessário que a sala de aula seja organizada e as aulas planejadas de acordo com os objetivos que o professor deseja alcançar. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca da importância da leitura no desenvolvimento intelectual do aluno no ensino fundamental, considerando a importância da leitura e a atuação do professor em sala de aula como mediador, por meio das atividades de leitura. A reflexão se fundamenta em estudos de autores que tratam da temática em foco, tais como Kleiman (1995), Zilberman (1994; 1995), Cosson (2019; 2010), entre outros. Os resultados apontam a necessidade de se aprimorar conhecimentos em relação à importância de ler no desenvolvimento intelectual e social do aluno, dentro e fora da sala de aula.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Michele Pereira. A leitura e a atuação do professor das séries iniciais. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2019.
COSSON, Rildo. Círculos de leituras e letramento literário: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2020.
COSSON, Rildo. Paradigma do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
MEIRELLES, Cecília. Problemas da educação infantil. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
RODRIGUES, Suzana Machado. A prática da leitura na educação infantil como incentivo na formação de futuros leitores. Eventos Pedagógicos, v. 6, nº 2 (15ª ed.), p. 241-249, jun./jul. 2015.
SANTOS, Tatiana Soares. Leitura interdisciplinar: relato de experiência. Vol. 1. Guarabira: Unilec, 2010.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
KLEIMAN, Ângela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 9ª ed. São Paulo: Global, 1994.
ZILBERMAN, Regina. Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.