COMO SE FOSSE DA FAMÍLIA: POSIÇÃO SUJEITO PATROA/EMPREGADA EM RELAÇÕES DE FORÇAS EM ROMA (2018) E QUE HORAS ELA VOLTA? (2015)/AS IF IT WAS FROM THE SAME FAMILY: SUBJECT POSITION MISTRESS/HOUSEKEEPER TOWARDS THE RELATIONS OF POWER IN “ROMA” (2018) AND “QUE HORAS ELA VOLTA?” (2015)

Autores

  • Heitor Messias Reimão de Melo PG/UEM-PLE
  • Marcos Vinícius Siqueira Teixeira G/PUC-PR

Palavras-chave:

Posição-sujeito, Relações de forças, Empregada, Patroa.

Resumo

A Análise de Discurso (AD) é uma teoria que existe no/pelo entremeio do movimento. Seja pelas imagens, pelos espaços e lugares em que o discurso percorre. Seja pelo sujeito e pelas posições que os sujeitos assumem e/ou são designados. AD não esbarra no social, ela existe por ele. Assim como o cinema, que, segundo Rivera (2008), antes era pensado como um mecanismo de lazer e passou a se constituir como um corpo social/urbano. É a sociedade que nos interessa, principalmente os sujeitos à margem, silenciados. Dessa forma, nosso objeto se embrica no jogo comparativo entre dois filmes: Roma (2018), obra de Alfonso Cuarón, e Que horas ela volta (2015), dirigida por Anna Muylaert, sobretudo na relação de forças entre as posições-sujeitos empregada e patroa. Aqui, Análise de Discurso, Cinema e sociedade se encontram, configurando nosso corpus da investigação: os efeitos de sentidos (d)e família. Para tanto, interrogamo-nos de que maneira as relações de forças tensionam os dizeres sobre família na posição de patroa e de empregada doméstica

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Publicado

20/12/2020

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Artigos