A RESISTÊNCIA PROPAGADA PELA REPETIÇÃO/CONTRADIÇÃO DO DISCURSO “ONDE FOI QUE EU ERREI” DAS REPRESENTANTES LEGAIS DOS ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDA SOCIOEDUCATIVA/THE RESISTANCE PROPAGATED BY THE REPEAT / CONTRADICTION OF THE SPEECH “WHERE I WRONG” OF THE LEGAL REPRESENTATIVES OF ADOLESCENTS FULFILLING SOCIO-EDUCATIONAL MEASURES

Autores

  • Maria de Fátima Pereira de Sena UEM

Palavras-chave:

Posição-sujeito, Mulheres, Socioeducação, Resistência, Formação Imaginária.

Resumo

Este trabalho tematiza a imagem de si das mulheres que discursivizam no lugar social da socioeducação a partir da posição-sujeito de representantes de adolescentes infratores, sejam mães, avós ou companheiras. Vozes que contam suas histórias de vida na relação com o adolescente infrator e com o sistema socioeducativo em que ele está inserido. Com o suporte teórico da Análise de Discurso de linha francesa (AD) descrevemos um conjunto de relações que afetam os sujeitos e os sentidos. Tendo a noção de formação imaginária como fio condutor das análises, mobilizamos outras categorias da AD para descrever os funcionamentos discursivos em que a mulher se significa, mostrando como nas imagens projetadas a partir das relações imaginárias entre o sujeito mulher, e os referentes de seus discursos: (R1) o adolescente; (R2) a socioeducação a questão da culpabilização se mostra nos equívocos da língua. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LAGAZZI, Suzy. O desafio de dizer não. Campinas, SP: Pontes, 1988.

______________. Delimitações, inversões, deslocamentos em torno do Anexo 3. In:

ORLANDI, E.P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2012.

PÊCHEUX, M. (1975). O Discurso: estrutura ou acontecimento. 2ª ed. Campinas: Pontes, 1997.

____________. Papel da memória. In: Achard, P. {et al.} Papel da memória. Tradução e Introdução José Horta Nunes. Campinas, SP: Pontes, 1999.

___________. Semântica e discurso: uma crítica a afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

Downloads

Publicado

20/12/2020

Edição

Seção

Artigos