OS CAMINHOS E DESCAMINHOS PARA O ENSINO DE LITERATURA DRAMÁTICA/THE PERCURSE FOR THE TEACHING OF DRAMATIC LITERATURE

Autores

  • Alzinéia Monteiro de Oliveira
  • Agnaldo Rodrigues da Silva UNEMAT

Palavras-chave:

Literatura dramática. Crise do teatro. Censura.

Resumo

A proposta deste artigo advém de uma carência dos estudos de literatura dramática na educação básica no país. Nos quinhentos anos do teatro no Brasil, foram poucos os críticos que dedicaram suas pesquisas à dramaturgia. Dentre os estudiosos, Sábato Magaldi foi e é a referência enquanto crítico e pesquisador da área. É, talvez, o único que diante das produções teatrais organizou uma historiografia do teatro brasileiro, intitulada O panorama do teatro brasileiro, ainda que limitada, pois a autor não se aprofundou nas análises literária. Após ele, Anatol Rosenfeld, Décio de Almeida Prado, Yan Michalski, entre outros impulsionaram a produção teatral nacional por meio de suas críticas e pesquisas. Nesse ínterim, objetivamos fazer uma leitura crítica da falta de metodologia e incentivo dos docentes em estudar e analisar textos cênicos em sala de aula, tendo em vista que os estudos literários são predominantemente da narrativa e da lírica. Usamos como metodologia, uma pesquisa de revisão bibliográfica e uma leitura crítica das legislações que regulamenta o ministério da cultura e da cidadania e a lei de fomento a cultura. Recorremos também, ao método indutivo em que ao transitar a história do teatro no país, levantamos algumas hipóteses que dificulta a experiência com o gênero dramático na educação básica, ainda que tenhamos uma alta produção teatral, sendo: a falta de fomento ao teatro e a censura política que sofreu durante os anos de 1964 a 1984 e posteriormente a cesura econômica. 

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Publicado

20/12/2020

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Seção

Artigos