A CIGARRA E AS FORMIGAS: ALTERAÇÕES AXIOLÓGICAS EM ANÁLISE INTERTEXTUAL DE NARRATIVAS FABULARES/THE CICADA AND THE ANTS: AXIOLOGIC ALTERATIONS IN INTERTEXTUAL ANALYSIS OF FABLE NARRATIVES

Autores

  • Maria da Glória Babeto Casado PG-UEM
  • Edson Carlos Romualdo UEM

Palavras-chave:

Fábula. Intertextualidade. Axiologia.

Resumo

As fábulas são narrativas de origem na antiguidade clássica que têm grande circulação na sociedade atual. Das fábulas mais conhecidas podemos encontrar várias versões, que retomam o texto original e atribuem a ele novos sentidos. A partir da constatação da importância desse gênero no universo cultural, sob uma perspectiva da Linguística Textual e dos estudos bakhtinianos, este estudo procura realizar uma análise intertextual entre cinco narrativas fabulares, a partir de versões da fábula A cigarra e as formigas, procurando mostrar como são tratadas as questões relativas ao trabalho e à arte nesses textos.  As análises demonstram que os enunciados das respectivas narrativas são efetivamente (re)construídos, com vistas a mostrar posições convergentes e divergentes ao texto original, aproximando-se ou afastando-se dele no que tange à sua orientação argumentativa. Ao destacar os movimentos de aproximação e distanciamento da narrativa mais antiga, evidencia-se uma linha valorativa relativa ao trabalho artístico, representado desde o início pela personagem cigarra, a quem é atribuído o talento de cantar. Nas diferentes narrativas, a cigarra, representante da arte, por assim dizer, passa por diferentes apreciações valorativas que vão se deslocando e revelando outros modos de concebê-la como segmento de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

BAKHTIN, M. Os Gêneros do Discurso. 1 ed. São Paulo: Editora 34, 2016.

CLUBE DAS BARQUETES PEQUENOS BOCADOS. A Versão Moderna da Fabula da formiga e a Cigarra. Facebook: Clube das Barquetes Pequenos Bocados. Disponível em: <https://pt-br.facebook.com/PequenosBocados/posts/a-versao-moderna-da-fabula-da-formiga-e-a-cigarraera-uma-vez-uma-formiguinha-e-u/295336603820860/> Acesso em: 28 out. 2020.

JAHN, H. Fábulas de Esopo. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1994.

KOCH, I. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto. 1997.

LERAPRENDERECRESCER. A Cigarra e a Formiga - Jean de La Fontaine. Disponível em: <https://leraprenderecrescer.blogs.sapo.pt/432.html>. Acesso em: 28 out. 2020.

LOBATO, M. Fábulas de Monteiro Lobato. São Paulo: Globo, 2008.

PIADADEBRANKO. A verdade sobre a Cigarra e a Formiga. Disponível em: <https://piadadebranko.wordpress.com/2011/07/29/a-verdade-sobre-a-cigarra-e-a-formiga/> Acesso em: 28 out. 2020.

SANT’ANNA, A. R. Paródia, Paráfrase & Cia. 7ª edição. São Paulo, 2003.

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia. São Paulo: Editora 34, 2019.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2018.

Downloads

Publicado

20/12/2020

Edição

Seção

Artigos