O PROCESSO DE LETRAMENTO CRÍTICO NO ENSINO MÉDIO/THE CRITICAL LITERACY PROCESS IN HIGH SCHOOL

Autores

  • Janine Felix da Silva UNIR/UEM
  • Maysa Calle Nunes UNIR
  • Sabrina Emily G. Aguiar UNIR

Palavras-chave:

Letramento crítico, Gêneros textuais, Leitura, Interpretação, Produção de texto.

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com base em discussões sobre as práticas de ensino relacionadas à leitura, interpretação e produção textual atreladas ao processo letramento crítico no ensino médio. Dessa forma, buscamos base no método dedutivo, com abordagem qualitativa, seguido de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, de cunho qualitativo, para o desenvolvimento desta investigação. Assim, objetivamos demonstrar a possibilidade do processo de letramento crítico a partir da utilização do gênero textual Charge. Como base teórica nos orientamos nos estudos de Kleiman (2010), Soares (2009), Coradim (2008), entre outros. Percebemos, após finalizar essa pesquisa, que é possível realizar o letramento crítico a partir do trabalho em sala de aula com os gêneros textuais, especificamente, com a charge, pois esse tipo de texto contém como característica principal uma imagem que, normalmente, está associada a um determinado contexto seja ele político, histórico, cultural, econômico, social, entre outros. Assim, acreditamos que a charge contribui no desenvolvimento do letramento crítico, pois trabalha: a) com a leitura, em um sentido amplo, entendendo aqui que se lê imagens assim como textos escritos (SANTAELLA, 2012); b) com a interpretação, ao ativar o entendimento da imagem a partir da relação com o contexto que ela ocupa; e c) com a produção textual, ao servir de (pré) texto para produção de outros textos relacionados à imagem lida.

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Publicado

20/12/2020

Edição

Seção

Artigos