LIVES INTERNACIONAIS: PRÁTICAS DE SPEAKING NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA NO 7º E 8º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL/INTERNATIONAL CLASSES: SPEAKING PRACTICES IN LEARNING ENGLISH IN THE 7TH AND 8TH YEARS OF JUNIOR HIGH SCHOOL

Autori

  • Lara Rosana Neres Diniz Escola Daniel Berg / Cacoal – Uniube/Polo Cacoal
  • Caio Cezar Souza Escola Daniel Berg - UNESC/ Cacoal

Parole chiave:

Atividades práticas, Língua Inglesa, Plataformas digitais.

Abstract

 Diante do cenário pandêmico do Covid-19, as plataformas digitais contribuíram não somente para o andamento do ensino remoto nas escolas, mas também para a interação e inovação no ensino da Língua Inglesa. Assim, apresentamos os resultados de atividades práticas desenvolvidas por professores de Língua Inglesa da Escola Daniel Berg, em Cacoal-RO, com o objetivo de motivar os alunos e inovar no aprendizado e prática do idioma em questão. Entre os meses de junho e agosto de 2020, através de videoconferências pela plataforma +GoogleMeet, foram realizados encontros com professores nativos americanos com a finalidade da prática de Speaking – habilidade de suma importância no aprendizado do idioma. Tal proposta possibilitou aos alunos a oportunidade de porem em prática a aplicação de estruturas e temas estudados nos materiais didáticos – além de promover um “intercâmbio cultural” e trocas de experiências sobre linguagem, costumes, hábitos, etc. Utilizando a ferramenta de formulários do +Google, pudemos verificar a eficácia de aprendizagem e interação de 127 alunos do 7º e 8º  Anos do Ensino Fundamental II. Ao relatarem suas experiências, 92% avaliaram como excelente as atividades para a prática de Speaking. A dedicação pessoal nos estudos de língua inglesa tem grande relevância, porém, apenas 56% dos alunos relataram estudar o idioma além das horas previstas nos cronogramas semanais. Esse resultado refletiu diretamente no aproveitamento individual das atividades propostas. A presença de alunos nas lives internacionais também foram superiores em comparação aos encontros regulares para aulas remotas. Assim, a interação com falantes nativos da língua inglesa manifestou um papel atrativo e estimulante para a dedicação dos alunos no ano letivo de 2020. As lives internacionais permitiram, desta forma, a aproximação do conteúdo estudado à realidade dos alunos, possibilitando novas perspectivas de aplicabilidade ao ensino de Língua Inglesa que certamente perpassam os limites físicos da sala de aula. 

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Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

20/12/2020

Fascicolo

Sezione

Artigos