TROVADORISMO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA O TRABALHO COM AS CANTIGAS/TROUBADOURISM: A LITERARY LITERACY PROPOSAL FOR WORKING WITH SONGS

Autores

  • Wesley Mateus Dias PLE-UEM

Palavras-chave:

Trovadorismo, Proposta didática, Letramento literário.

Resumo

Ao refletirmos sobre o ensino de literatura, percebemos que ele é produto de várias transformações e mudanças que aconteceram com o passar dos anos desde que o Brasil fora colonizado. Assim, encontram-se diferentes maneiras de se abordar os movimentos literários no ensino, visto que cada perspectiva se encaixa conforme o contexto escolar em que o professor se encontra. Posto isso, nosso objetivo é apresentar uma proposta didática de letramento literário com o intuito de conhecer e compreender o movimento Trovadorismo, a fim de ampliar as competências de leitura e escrita do aluno. O trovadorismo é um dos movimentos mais importantes, pois foi a primeira manifestação literária na língua portuguesa surgida em meados do século XII (MOISÉS, 1974). Apesar de a poesia trovadoresca parecer “ultrapassada”, com uma leitura mais atenta, vemos que este tipo de poesia é encontrado até hoje em nossos dias (ALGERI; SIBIN, 2007). Diante disso, a apreensão desse conteúdo faz com que o aluno possa organizar e representar o seu mundo, usando a linguagem para evidenciar sua própria identidade. Para tanto, utilizamos como base a proposta didática de Gasparin (2015), Geraldi (2013) e a proposta de letramento literário de Cosson e Souza (2009).

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Referências

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Publicado

20/12/2020

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Artigos