Sociolinguística: dos primórdios a aplicação educacional

Autores/as

  • Array Array Universidade Federal de Rondônia

Palabras clave:

Estudos, educação, sociolinguistica

Resumen

A complexidade do fenômeno lingüístico vem, há muito, desafiando a compreensão dos estudiosos (PETTER, 2005, p. 11). A história ocidental está marcada por vários momentos e maneiras diversas pelas quais se visualizaram as questões relativas à Linguagem. De Platão (427 - 347 a. C) a Santo Agostinho (354 a 430), dos Estóicos (Séc. III a. C.) a Condillac (1715-1780), de Leibniz (1646 a 1716) a Wittgenstein (1889 a 1951) houve sempre pensadores para quem a linguagem constituiu tema de reflexão específica - filosófica, cognitiva, sociológica, lógica, biológica, comparativa – sendo, em tudo, fonte de perplexidades, elaborações de teorias e, sobretudo, enigmas.

Biografía del autor/a

  • Array Array, Universidade Federal de Rondônia
    Professor Assistente da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Vilhena, Mestre em Ciências da Linguagem, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas