COMPARISON BETWEEN THE IPALA-NGOYA, KIMBUNDU AND UMBUNDU TONE-CASES SYSTEMS

Autores/as

  • Array Array Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Array Array Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Array Array Centre de Linguistique Théorique et Appliquée

Palabras clave:

Comparison, Kimbundu, Umbundu, Tone-cases

Resumen

This article is a revised versionn on a previous communication presented at the 2011 Berlin Bantu Conference, Humboldt University, by the two first coauthors.

Biografía del autor/a

  • Array Array, Fundação Universidade Federal de Rondônia
    possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1995), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Rondônia (1997), doutorado em Letras (Etno-lingüística) pela Universidade de Leiden (2002) e Pós-Doutorado em Etno-lingüística Afro-Indiana pelo Thomas Stephens Konkani Kendr de Goa (2006). . É Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia,. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Etno-lingüística Afro-diaspórica (Índia e Brasil) e Indígena e Linguística Bantu. No quadro de um convênio trilateral entre o Brasil (UNIR), Angola (Universidade Agostinho Neto) e Bélgica (Museu Real da África Central de Tervuren) na Bélgica, está a coordenar projetos de pesquisas e a descrição do minungu, uma língua bantu ainda não documentada de Angola.
  • Array Array, Centre de Linguistique Théorique et Appliquée
    possui graduação em Filologia Românica pela Université Officielle du Congo (1971) , especialização em Francês pela Université de Mons (1972) , especialização em Filologia Africana pela Université Officielle du Congo (1971) , mestrado em Lingüística Africana pela Université Libre de Bruxelles (1973) , doutorado em Langues et Littératures Africaines pela Université Nationale Du Zaïre (1977) e pós-doutorado pela Universidad de Alcalá de Henares (2001) . Atualmente é Pesquisador visitante do CNPq da Universidade Federal de Rondônia, Diretor Geral da Centre de Linguistique Théorique et Appliquée e Membro de corpo editorial da Língua Viva (Guajará-Mirim). Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Lingüística Descritiva das Línguas Bantu.

Publicado

28/08/2013