AS IMPLICAÇÕES DAS DESONERAÇÕES IMPOSTAS PELA LEI KANDIR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ: EVIDENCIAS DE UM PARADOXO DA ABUNDÂNCIA

Autores

  • Marcelo Santos Chaves Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará
  • David Costa Correia Silva Silva
  • Charlene de Carvalho Silva Silva

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n1p78-90

Resumo

O presente trabalho se propôs a testar a hipótese de que as perdas na arrecadação de ICMS, impostas pela Lei Kandir, impactou de forma negativa o desenvolvimento do ensino básico paraense entre 2005-2014, e dessa forma se constituiu em uma evidencia do paradoxo da abundância. Para examinar a tal proposição foi desenvolvido um Modelo de Regressão Linear Múltipla (MRLM), para simulações em três cenários de impactos. Os resultados permitiram concluir que, a estrutura socioeconômica do estado incorreu em um paradoxo onde a abundância de recursos naturais, explorados e comercializados com o resto do mundo, não se converteu em desenvolvimento do ensino básico no estado, nos dez anos examinados.

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Biografia do Autor

Marcelo Santos Chaves, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará

Licenciado Pleno em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará; e Mestrado em Economia pelo PPGE/UFPA; Analista Econômico de carreira da Fundação Amazônia de Amparo Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA).

David Costa Correia Silva Silva

Doutor em desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Charlene de Carvalho Silva Silva

Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

30-05-2020