AS IMPLICAÇÕES DAS DESONERAÇÕES IMPOSTAS PELA LEI KANDIR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ: EVIDENCIAS DE UM PARADOXO DA ABUNDÂNCIA

Autores

  • Marcelo Santos Chaves Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará
  • David Costa Correia Silva Silva
  • Charlene de Carvalho Silva Silva

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n1p78-90

Resumo

O presente trabalho se propôs a testar a hipótese de que as perdas na arrecadação de ICMS, impostas pela Lei Kandir, impactou de forma negativa o desenvolvimento do ensino básico paraense entre 2005-2014, e dessa forma se constituiu em uma evidencia do paradoxo da abundância. Para examinar a tal proposição foi desenvolvido um Modelo de Regressão Linear Múltipla (MRLM), para simulações em três cenários de impactos. Os resultados permitiram concluir que, a estrutura socioeconômica do estado incorreu em um paradoxo onde a abundância de recursos naturais, explorados e comercializados com o resto do mundo, não se converteu em desenvolvimento do ensino básico no estado, nos dez anos examinados.

Biografia do Autor

  • Marcelo Santos Chaves, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará
    Licenciado Pleno em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará; e Mestrado em Economia pelo PPGE/UFPA; Analista Econômico de carreira da Fundação Amazônia de Amparo Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA).
  • David Costa Correia Silva Silva

    Doutor em desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

  • Charlene de Carvalho Silva Silva

    Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutoranda em desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

30-05-2020