GASTOS PÚBLICOS COM EDUCAÇÃO E ÍNDICES DE ESCOLARIDADE DIANTE DO PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) MUNICIPAIS: UMA ANÁLISE PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN)

Autores

  • William Gledson Silva UERN
  • Mayara Fernanda Higino Siqueira UERN
  • Jose Antonio nunes Nunes UERN

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n1p91-107

Palavras-chave:

Gastos com Educação Fundamental, Municípios Potiguares, IDEB.

Resumo

Este artigo teve o objetivo de analisar, comparativamente, a influência dos gastos municipais com educação fundamental per capita e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) per capita potiguar, bienalmente, no período 2005 a 2015. Metodologicamente, usou-se o modelo de regressão múltipla (log-log) para mensurar os resultados da pesquisa. O artigo mostrou que os gastos com educação fundamental per capita exerceram maior impacto sobre o PIB comparativamente ao IDEB, apontando haver oscilações não insignificantes entre os biênios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Gledson Silva, UERN

Professor do Departamento de Economia da UERN de Assu/RN; Graduado e Mestre em Economia e Doutor em Ciências Sociais pela UFRN. atuando nas temáticas de finanças públicas municipais, políticas públicas e avaliação, instituições e sua aplicabilidade na economia do setor público.

Mayara Fernanda Higino Siqueira, UERN

GRADUADA EM ECONOMIA PELA UERN

Jose Antonio nunes Nunes, UERN

Graduado em Economia pela UERN e Mestre em Economia pela UFRN. Professor efetivo do Departamento de Economia da UERN Assu

Downloads

Publicado

30-05-2020