GASTOS PÚBLICOS COM EDUCAÇÃO E ÍNDICES DE ESCOLARIDADE DIANTE DO PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) MUNICIPAIS: UMA ANÁLISE PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN)

Autores

  • William Gledson Silva UERN
  • Mayara Fernanda Higino Siqueira UERN
  • Jose Antonio nunes Nunes UERN

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n1p91-107

Palavras-chave:

Gastos com Educação Fundamental, Municípios Potiguares, IDEB.

Resumo

Este artigo teve o objetivo de analisar, comparativamente, a influência dos gastos municipais com educação fundamental per capita e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) per capita potiguar, bienalmente, no período 2005 a 2015. Metodologicamente, usou-se o modelo de regressão múltipla (log-log) para mensurar os resultados da pesquisa. O artigo mostrou que os gastos com educação fundamental per capita exerceram maior impacto sobre o PIB comparativamente ao IDEB, apontando haver oscilações não insignificantes entre os biênios.

Biografia do Autor

  • William Gledson Silva, UERN

    Professor do Departamento de Economia da UERN de Assu/RN; Graduado e Mestre em Economia e Doutor em Ciências Sociais pela UFRN. atuando nas temáticas de finanças públicas municipais, políticas públicas e avaliação, instituições e sua aplicabilidade na economia do setor público.

  • Mayara Fernanda Higino Siqueira, UERN
    GRADUADA EM ECONOMIA PELA UERN
  • Jose Antonio nunes Nunes, UERN

    Graduado em Economia pela UERN e Mestre em Economia pela UFRN. Professor efetivo do Departamento de Economia da UERN Assu

Downloads

Publicado

30-05-2020