As moedas virtuais: uma aplicação dos modelos GARCH para o bitcoin no mercado monetário

Autores

  • José Alex de Castro Barral Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Brena do Nascimento Carvalho Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Tarcísio da Costa Lobato Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v13n3p25-44

Palavras-chave:

Bitcoin. Mercado Monetário. Volatilidade. GARCH.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a volatilidade do retorno dos preços do Bitcoin ocorrido no período de 2017 a 2018, em função da possível ocorrência de uma bolha especulativa. Para tal análise será utilizado os modelos ARCH, GARCH, EGARCH e TGARCH, os modelos serão aplicados em três períodos buscando analisar e comparar a volatilidade. Analisando separadamente o ano 2017 a média dos retornos apresentou simetria no modelo, diferentemente ao analisar o ano 2018 foi identificado assimetria no modelo. Com base nos resultados, foi possível perceber que o Bitcoin como ativo financeiro pode ser uma fonte de ganhos, mas como moeda ainda poderá levar um tempo para se consolidar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Alex de Castro Barral, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Graduação em Ciências Econômicas - UFOPA

Brena do Nascimento Carvalho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Especialista m Matemática financeira e Estatística pela Faculdade Paraíso do Norte - FAPAN. Mestranda em Economia Aplicada pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Tarcísio da Costa Lobato, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Graduação e Mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Dourotando em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo - USP/ESALQ. Docente do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.

Downloads

Publicado

20-02-2022