A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE MÉDICI/RO: DO ATERRO SANITÁRIO À RECICLAGEM

Autores

  • José Ribeiro da Silva Filho
  • Cleber dos Santos Simiao Universidade Federal do Rio Grande
  • Gleimiria Batista da Costa Matos Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v15n2p73-84

Resumo

Ao longo das últimas décadas, modificações no comportamento de consumo tem contribuído significativamente para a maximização da geração de resíduos sólidos, sobretudo em grandes centros urbanos. Em consonância, emergem esforços orientados para o desenvolvimento e a adoção de medidas capazes de mitigar os impactos das ações antropogênicas sobre o meio ambiente, o que inclui o descarte dos resíduos. Conquanto, tais ações requerem o engajamento do poder público e da sociedade civil, de maneira integrada. Ante a esse panorama, a pesquisa realizada teve como objetivo identificar a destinação dos resíduos sólidos urbanos no município de Presidente Médici/RO, bem como verificar aspectos concernentes aos custos e a agregação de valor que pode ser atribuída a reutilização do referido material. Para tanto, empregou-se uma pesquisa exploratória e descritiva e com abordagem mista, cujos dados foram coletados por meio de observação direta, análise de documentos e de registros em arquivos. Os resultados obtidos indicaram que a maior parte dos resíduos são descartados em aterro sanitário, sendo que a minoria é reciclada, o que ocorre devido a coleta realizada pela associação municipal de catadores RECICLAMÉDICI. Também observou-se que apesar da reciclagem contribuir para a minimização dos gastos públicos relacionados à coleta e ao descarte do material, bem como proporcionar renda aos indivíduos que atuam com a atividade, pontos importantes quanto a logística e a equipamentos para processamento são determinantes para a maximização da eficiência do processo de reciclagem praticado pelo município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ribeiro da Silva Filho

Técnico Agropecuário, formado em Agronegócios.

Cleber dos Santos Simiao, Universidade Federal do Rio Grande

Engenheiro de pesca (UNIR), Especialista em Piscicultura, Mestrando em Aquicultura (FURG).

Atua com desenvolvimento regional e sustentavel. Nutrição e alimentação de organismos aquáticos e bioquímica animal comparada.

Gleimiria Batista da Costa Matos, Universidade Federal de Rondônia

Bacharela em Ciências Contábeis, Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutora em Desenvolvimento Regional. Professora Orientadora do Curso de Especialização Gestão Pública Municipal pela Universidade Aberta doBrasil (UAB), Polo de Nova Mamoré/RO.

Publicado

06-06-2024