A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE MÉDICI/RO: DO ATERRO SANITÁRIO À RECICLAGEM

Autores

  • José Ribeiro da Silva Filho
  • Cleber dos Santos Simiao Universidade Federal do Rio Grande
  • Gleimiria Batista da Costa Matos Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v15n2p73-84

Resumo

Ao longo das últimas décadas, modificações no comportamento de consumo tem contribuído significativamente para a maximização da geração de resíduos sólidos, sobretudo em grandes centros urbanos. Em consonância, emergem esforços orientados para o desenvolvimento e a adoção de medidas capazes de mitigar os impactos das ações antropogênicas sobre o meio ambiente, o que inclui o descarte dos resíduos. Conquanto, tais ações requerem o engajamento do poder público e da sociedade civil, de maneira integrada. Ante a esse panorama, a pesquisa realizada teve como objetivo identificar a destinação dos resíduos sólidos urbanos no município de Presidente Médici/RO, bem como verificar aspectos concernentes aos custos e a agregação de valor que pode ser atribuída a reutilização do referido material. Para tanto, empregou-se uma pesquisa exploratória e descritiva e com abordagem mista, cujos dados foram coletados por meio de observação direta, análise de documentos e de registros em arquivos. Os resultados obtidos indicaram que a maior parte dos resíduos são descartados em aterro sanitário, sendo que a minoria é reciclada, o que ocorre devido a coleta realizada pela associação municipal de catadores RECICLAMÉDICI. Também observou-se que apesar da reciclagem contribuir para a minimização dos gastos públicos relacionados à coleta e ao descarte do material, bem como proporcionar renda aos indivíduos que atuam com a atividade, pontos importantes quanto a logística e a equipamentos para processamento são determinantes para a maximização da eficiência do processo de reciclagem praticado pelo município.

Biografia do Autor

  • José Ribeiro da Silva Filho

    Técnico Agropecuário, formado em Agronegócios.

  • Cleber dos Santos Simiao, Universidade Federal do Rio Grande

    Engenheiro de pesca (UNIR), Especialista em Piscicultura, Mestrando em Aquicultura (FURG).

    Atua com desenvolvimento regional e sustentavel. Nutrição e alimentação de organismos aquáticos e bioquímica animal comparada.

  • Gleimiria Batista da Costa Matos, Universidade Federal de Rondônia

    Bacharela em Ciências Contábeis, Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutora em Desenvolvimento Regional. Professora Orientadora do Curso de Especialização Gestão Pública Municipal pela Universidade Aberta doBrasil (UAB), Polo de Nova Mamoré/RO.

Publicado

06-06-2024