O BALANCED SCORECARD (BSC) NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v15n2p100-119

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as produções científicas nacionais e internacionais sobre o balanced scorecard à luz da administração pública, com o intuito de identificar a evolução e as tendências de pesquisa sobre o assunto. Para tanto, utilizou-se como base metodológica um estudo bibliométrico, com a utilização do software VOSviewer, através de amostra extraída das bases de dados Scopus e Web Of Science (WoS), sem recorte temporal, e tendo como estratégia de seleção o diagrama de fluxo baseado no método PRISMA. A pesquisa revelou que, embora tenham ocorrido algumas oscilações, os estudos que abordam o uso do BSC na administração pública têm aumentado gradativamente nos últimos anos, mas ainda é uma questão emergente e que precisa ser melhor explorada. Os primeiros estudos sobre o tema surgiram nos anos 2000, sendo o Reino Unido o país que mais apresentou pesquisas na área, seguido de Brasil, Austrália e China. Kloot e Martin (2000) são os autores mais citados nas pesquisas sobre o tema, com 219 citações, o que demonstra o grau de influência desses estudiosos. Entre os periódicos que apresentaram maior número de publicações sobre o assunto, destaca-se o International Journal of Productivity and Performance Management. Por meio do mapeamento temático, identificou-se que as pesquisas científicas que mais tratam da aplicação do BSC no setor público estão ligadas à área de saúde. Esse resultado demonstra a necessidade de ampliação dos estudos sobre a temática, considerando outras áreas do setor público, para que se possa compreender melhor a aplicabilidade desta ferramenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Pacheco, Fundação Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Administração de Empresas (2002), Especialização em Planejamento Estratégico, Especialização em Marketing e Inteligência de Mercado, Especialização em Psicologia Positiva e Coach, Especialização em Processos Educacionais Inovadores. Mestrado em Administração (2005), Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012) e Pós-Doutorando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para inovação na Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é Docente na Universidade Federal do Tocantins nas disciplinas de Marketing e Estratégia. Na UFT também coordena cursos de pós-graduação lato sensu: MBA em liderança e formação de gestores e MBA em marketing estratégico, além de Professor Titular no Mestrado em Administração Publica. Possui Livros, Organização de Livros, Capítulos de Livros e artigos em periódicos nas áreas de Marketing, Estratégia, Empreendedorismo e Gestão de Pessoas. Tem experiência profissional em Marketing, Gestão de Pessoas, e Estratégia competitiva de negócios.

Cleiton Milagres, Fundação Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com mestrado em Extensão Rural (UFV) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É professor adjunto III no curso de Administração e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR/UFT), do mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL/UFT) e colaborador no Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Lidera o Grupo de Pesquisa e Extensão: "Cooperativismo, Extensão Rural e Processos Participativos" e fundador do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos (NERUDS). É membro do Comitê Internacional do SIBEP - Seminário Internacional Brasil, Espanha e Portugal. Desenvolve trabalhos e atua com projetos de pesquisa e extensão na área de gestão e negócios no meio rural, mobilização social e estratégias de participação, resiliência comunitária e processos sociais em sistemas socioecológicos.

Downloads

Publicado

06-06-2024