O BALANCED SCORECARD (BSC) NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v15n2p100-119

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as produções científicas nacionais e internacionais sobre o balanced scorecard à luz da administração pública, com o intuito de identificar a evolução e as tendências de pesquisa sobre o assunto. Para tanto, utilizou-se como base metodológica um estudo bibliométrico, com a utilização do software VOSviewer, através de amostra extraída das bases de dados Scopus e Web Of Science (WoS), sem recorte temporal, e tendo como estratégia de seleção o diagrama de fluxo baseado no método PRISMA. A pesquisa revelou que, embora tenham ocorrido algumas oscilações, os estudos que abordam o uso do BSC na administração pública têm aumentado gradativamente nos últimos anos, mas ainda é uma questão emergente e que precisa ser melhor explorada. Os primeiros estudos sobre o tema surgiram nos anos 2000, sendo o Reino Unido o país que mais apresentou pesquisas na área, seguido de Brasil, Austrália e China. Kloot e Martin (2000) são os autores mais citados nas pesquisas sobre o tema, com 219 citações, o que demonstra o grau de influência desses estudiosos. Entre os periódicos que apresentaram maior número de publicações sobre o assunto, destaca-se o International Journal of Productivity and Performance Management. Por meio do mapeamento temático, identificou-se que as pesquisas científicas que mais tratam da aplicação do BSC no setor público estão ligadas à área de saúde. Esse resultado demonstra a necessidade de ampliação dos estudos sobre a temática, considerando outras áreas do setor público, para que se possa compreender melhor a aplicabilidade desta ferramenta.

Biografia do Autor

  • Flavio Pacheco, Fundação Universidade Federal do Tocantins

    Possui graduação em Administração de Empresas (2002), Especialização em Planejamento Estratégico, Especialização em Marketing e Inteligência de Mercado, Especialização em Psicologia Positiva e Coach, Especialização em Processos Educacionais Inovadores. Mestrado em Administração (2005), Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012) e Pós-Doutorando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para inovação na Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é Docente na Universidade Federal do Tocantins nas disciplinas de Marketing e Estratégia. Na UFT também coordena cursos de pós-graduação lato sensu: MBA em liderança e formação de gestores e MBA em marketing estratégico, além de Professor Titular no Mestrado em Administração Publica. Possui Livros, Organização de Livros, Capítulos de Livros e artigos em periódicos nas áreas de Marketing, Estratégia, Empreendedorismo e Gestão de Pessoas. Tem experiência profissional em Marketing, Gestão de Pessoas, e Estratégia competitiva de negócios.

  • Cleiton Milagres, Fundação Universidade Federal do Tocantins

    Bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com mestrado em Extensão Rural (UFV) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É professor adjunto III no curso de Administração e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR/UFT), do mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL/UFT) e colaborador no Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Lidera o Grupo de Pesquisa e Extensão: "Cooperativismo, Extensão Rural e Processos Participativos" e fundador do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos (NERUDS). É membro do Comitê Internacional do SIBEP - Seminário Internacional Brasil, Espanha e Portugal. Desenvolve trabalhos e atua com projetos de pesquisa e extensão na área de gestão e negócios no meio rural, mobilização social e estratégias de participação, resiliência comunitária e processos sociais em sistemas socioecológicos.

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Publicado

06-06-2024