CONSUMO POLÍTICO
AÇÕES POR PARTE DE CONSUMIDORES SEMIVEGETARIANOS, VEGETARIANOS E VEGANOS
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v17n1p188-213Resumo
O objetivo deste trabalho é compreender como os semivegetarianos, vegetarianos e veganos atuam politicamente em razão de suas escolhas alimentares. Este estudo é qualitativo e descritivo, em que foram entrevistados 42 pessoas adeptas das dietas vegetarianas. Para análise dos dados, optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Dois significados das dietas vegetarianas foram identificados: 1) Conscientização, reflexão, respeito, preocupação com meio ambiente, expansão do movimento, busca por hábitos saudáveis, ato político e empatia com os animais; e 2) Tabu, preconceito, dúvida sobre o estilo de vida, comer mato, estranheza por parte das outras pessoas, ser diferente e representa um movimento alternativo. Ainda, são realizadas as ações políticas: procurar saber de onde vem os produtos e dar preferências para alimentos de produtores locais; buscar alimentos locais e orgânicos; buycotts; boicotes; e conscientização das pessoas.
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