CONSUMO POLÍTICO

AÇÕES POR PARTE DE CONSUMIDORES SEMIVEGETARIANOS, VEGETARIANOS E VEGANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v17n1p188-213

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender como os semivegetarianos, vegetarianos e veganos atuam politicamente em razão de suas escolhas alimentares. Este estudo é qualitativo e descritivo, em que foram entrevistados 42 pessoas adeptas das dietas vegetarianas. Para análise dos dados, optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Dois significados das dietas vegetarianas foram identificados: 1) Conscientização, reflexão, respeito, preocupação com meio ambiente, expansão do movimento, busca por hábitos saudáveis, ato político e empatia com os animais; e 2) Tabu, preconceito, dúvida sobre o estilo de vida, comer mato, estranheza por parte das outras pessoas, ser diferente e representa um movimento alternativo. Ainda, são realizadas as ações políticas: procurar saber de onde vem os produtos e dar preferências para alimentos de produtores locais; buscar alimentos locais e orgânicos; buycotts; boicotes; e conscientização das pessoas.

Biografia do Autor

  • Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras

    Pós-doutorado em Marketing - Lancaster University (2012). Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2000). Graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997).

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Publicado

24-08-2025