NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL E ECONOMIA CIRCULAR
CONVERGÊNCIAS TEÓRICAS E POSSIBILIDADES DE ASSOCIAÇÕES CONCEITUAIS
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v16n4p2-24Resumo
Negócios de Impacto Social (NIS) e Economia Circular (EC) são conceitos relativamente novos, ainda em fase de consolidação teórica, porém ambos apontam para a sustentabilidade econômica, social e ambiental. As recentes interpretações sobre esses conceitos têm constituído novas formas de gerar bens e serviços a partir de um novo modelo de negócios que busca reaproveitar os insumos já processados para gerar novo ciclo de vida e, consequentemente, novo produto. Neste artigo buscou-se identificar os constructos teóricos e verificar as possibilidades de associação entre ambos em uma ambiência de sustentabilidade e responsabilidade social. Trata-se de uma revisão de literatura crítico-reflexiva. Como resultado se observou latente potencialidade de convergência entre os conceitos a partir da perspectiva socioambiental, já que ambos conceitos consideram uma combinação vantajosa entre valor social, valor ambiental e valor econômico. Porém, a principal lacuna dessa equação é a pouca evidência de projetos e estudos empíricos, que considerem e se adequem a contextos e cenários diversificados, onde possam ser traçadas estratégias de curto, médio e longo prazo, a fim de que o empreendimento seja necessariamente autossustentável e promova os impactos sociais e ambientais. O artigo mostra a possibilidade de associar NIS e EC, não somente para obter dividendos, mas principalmente para corroborar com a lógica do consumo inteligente de produtos que devem ser renovados e reaproveitados a fim de garantir maior longevidade nas diversas cadeias de produção e consumo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Administração e Negócios da Amazônia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.