SUPERVISÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO SUPERVISOR NUMA PERSPECTIVA DE GESTÃO COMPARTILHADA
Autores
Carmen Tereza Velanga
Fundação Universidade Federal de Rondônia
Ana Cláudia Coelho
Cintia C. Dias Fernandes
Adriana Oliveira
Marinez B. Adrião
Dilcéia do E.S. Pedraça
Resumo
Este estudo surge com o objetivo de descrever as ações e atribuições da supervisão escolar, bemcomo compreender quais as práticas pedagógicas que a mesma utiliza para desenvolver asatividades juntamente com os docentes para o desenvolvimento da aprendizagem. O novo modelo degestão escolar propõe a construção de instituições autônomas com capacidade de tomar decisões,elaborar projetos articulados às necessidades e aos interesses de sua comunidade, administrar deforma adequada os recursos materiais e escolher as estratégias que lhe permitam chegar aosresultados desejados A pesquisa de caráter qualitativo e do tipo exploratória, foi realizada em umaescola da rede estadual de Porto Velho/RO, no primeiro semestre de 2010, os procedimentostécnicos foram entrevistas com questões abertas para uma supervisora e três professores.