ALGUMAS REFLEXÕS SOBRE O TAMBOR DE MINA E OS TERREIROS DE PORTO VELHO

Authors

  • Array Array Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Array Array Fundação Universidade Federal de Rondônia

Keywords:

Daomé, Voduns, Tambor de Mina, Maranhão, Rondônia.

Abstract

O presente trabalho é parte de um trabalho monográfico apresentado em 2009 e, também, como resultado de pesquisa que desenvolvemos desde 2010 acerca dos cultos afro-brasileiros na cidade de Porto Velho, Estado de Rondônia. Aqui refletiremos acerca do segmento religioso chamado de “Tambor de Mina” que surgiu no Maranhão em meados do século XIX e difundiu-se por todo o Brasil. Fundado por africanos da etnia de Mina, na região da Costa da África Ocidental, o Tambor de Mina se estabeleceu como umas das práticas religiosas africanizadas mais expressivas da cultura negra, difundida por adeptos da nação Jeje e Nagô. Analisaremos sua vinda para essa região no início do primeiro quinquênio de 1910 e refletiremos sob as nuances históricas de suas adaptações e a aglutinação de novos elementos ao culto, os quais facilitaram a sua prática e a adoração aos voduns Davice, Savaluno, Dambira, Queviocô e Aladanu. Para que isso fosse possível, consultamos as obras de Ferreti (1996; 2006), Prandi (2005), Lima (2011), Teixeira (1993), dentre outros.

Author Biographies

  • Array Array, Fundação Universidade Federal de Rondônia
    Licenciado e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Rondônia (2011); Mestrando em História e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Rondônia (2012); membro do Centro de Documentação e Estudos Avançados sobre Memória e Patrimônio de Rondônia - CDEAMPRO, onde desenvolve pesquisas ligadas a religiosidade afro-brasileira nas Cidades rondonienses: Porto Velho e Guajará-Mirim.
  • Array Array, Fundação Universidade Federal de Rondônia
    Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é colaboradora do Conselho Municpal de Educação e professor titular da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Cursou Doutorado em Educação Escolar na UNESP de Araraquara (2010).

Issue

Section

Artigos