A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA DOENÇA

Authors

  • Array Array Universidade Federal de Rondônia
  • Array Array Universidade Federal de Rondônia

Keywords:

Teorias raciais, populações afro-amazônicas, doenças.

Abstract

O objetivo da pesquisa se concentrou em buscar nas fontes primárias as teorias raciais que associam o conceito de raça ao de doença durante os séculos XVIII e XX, rastreando a origem e evolução das principais moléstias que afligiam não só os negros escravizados como também os indígenas no espaço amazônico. Vale ainda ressaltar a relevância da pesquisa, dada a escassez de estudos, de dados e de documentação no tocante à vinculação das questões étnico-raciais e sanitárias na Amazônia. Desde o período colonial até grande parte do segundo reinado as doenças e a saúde são caracterizadas, associadas e identificadas através de fatores raciais e étnicos vigentes. Assim a saúde é caracterizada como um fator social e a doença passa a estar relacionada com a natureza biológica. O estudo crítico dos viajantes que percorrem a Amazônia entre os séculos XVIII e XX revela, contrariamente, que a questão fundamental das doenças na Amazônia não se vinculava à “fraqueza biológica” de determinadas “raças”, mas a fatores sociais e ambientais que as propiciavam.

Author Biographies

  • Array Array, Universidade Federal de Rondônia
    Graduanda em História e em Economia pela Universidade Federal de Rondônia, desenvolve pesquisas nas area História, Cultura e Imaginário nas populaçãoes Afro-descedentes na Amazônia e enfase em especial nas nas localizadas em Rondônia.
  • Array Array, Universidade Federal de Rondônia

    Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2004), professor titular do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia e pesquisador de História da Amazônia.

Published

17/11/2011

Issue

Section

Artigos