“AMÉRICA” E ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL: INVENÇÕES E REDESCOBERTAS
Keywords:
América – Invenção – Ensino de História.Abstract
A partir de uma temática complexa e instigante selecionada da chamada “História da América”, pretende-se analisar algumas representações contidas na historiografia acerca da construção do conhecimento histórico e suas implicações causadas em leitores ou na sala de aula. Para tanto, objetiva-se historicizar o surgimento da denominação América nos mapas europeus a partir do início do século XVI. Como estratégia metodológica, será privilegiado o contexto do ano 1492, que marcou a concretização de um ousado projeto de se percorrer novas rotas em direção ao oriente das especiarias. Como desafio tentar-se-á entender o universo mental do homem ibérico renascentista e não ignorar o fato de ainda não existir à época aquilo que conhecemos hoje por América.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).