“AMÉRICA” E ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL: INVENÇÕES E REDESCOBERTAS

Autores/as

  • Array Array
  • Array Array

Palabras clave:

América – Invenção – Ensino de História.

Resumen

A partir de uma temática complexa e instigante selecionada da chamada “História da América”, pretende-se analisar algumas representações contidas na historiografia acerca da construção do conhecimento histórico e suas implicações causadas em leitores ou na sala de aula. Para tanto, objetiva-se historicizar o surgimento da denominação América nos mapas europeus a partir do início do século XVI. Como estratégia metodológica, será privilegiado o contexto do ano 1492, que marcou a concretização de um ousado projeto de se percorrer novas rotas em direção ao oriente das especiarias. Como desafio tentar-se-á entender o universo mental do homem ibérico renascentista e não ignorar o fato de ainda não existir à época aquilo que conhecemos hoje por América.

Biografía del autor/a

  • Array Array

    Doutorando em História – UFMT, Bolsista FAPEMAT/CAPES. Professor contratado do Departamento de História da UNEMAT – Campus Cáceres. Correio eletrônico: lcesar@unemat.br

  • Array Array
    Doutor em História Cultural – UNICAMP. Professor adjunto IV do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da UFMT – Campus Cuiabá. Correio eletrônico: rrrenilson@yahoo.com

Publicado

01/09/2015

Número

Sección

ARTIGOS - DOSSIÊ