“TÁ FALANDO GREGO PROFESSOR (A)?” – REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA DA GRÉCIA ANTIGA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID DA FURB NA E.E.B. FREI POLICARPO

Autores

  • Camila Maria Novaski Hemkmaier FURB
  • Larissa Gabriela dos Santos FURB
  • Clarice Ehmke Gayo E.E.B. Frei Policarpo
  • Dominique Vieira Coelho dos Santos FURB

Palavras-chave:

História Antiga, Língua Grega, PIBID, Educação Básica

Resumo

Entre os meses de Agosto e Novembro de 2014, a partir do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – foram desenvolvidas na E.E.B. Frei Policarpo, no município de Gaspar, Santa Catarina, algumas atividades relacionadas com o uso de um documento em língua grega, a respectiva tradução deste para a língua inglesa, bem como a interpretação do mesmo por uma turma de estudantes do sexto ano do ensino fundamental. O objetivo deste artigo é historicizar esta experiência apresentando alguns dos resultados obtidos.

Biografia do Autor

  • Camila Maria Novaski Hemkmaier, FURB
    Acadêmica do curso de Licenciatura em História da Fundação Universidade de Blumenau e bolsista de iniciação a docência pelo PIBID.
  • Larissa Gabriela dos Santos, FURB
    Acadêmica do curso de Licenciatura em História da Fundação Universidade de Blumenau e bolsista de iniciação a docência pelo PIBID.
  • Clarice Ehmke Gayo, E.E.B. Frei Policarpo
    Licenciada em História pela Fundação Universidade de Blumenau e professora da educação básica do estado de Santa Catarina. 
  • Dominique Vieira Coelho dos Santos, FURB
    Professor de História Antiga da Universidade Regional de Blumenau - FURB e Coordenador do LABEAM - Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais.

Downloads

Publicado

07/03/2015

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ