Repertório sociocultural em redações nota 1000 do ENEM: o que, como e onde?
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.141-162Palavras-chave:
Repertório sociocultural. Redação. Exame Nacional do Ensino Médio. Produção Textual.Resumo
Considerando a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o acesso ao Ensino Superior, e sopesando o valor atribuído à prova de redação no referido processo seletivo, propomos o presente estudo, que enfatiza as questões inerentes aos repertórios socioculturais. O objetivo geral é analisar os tipos de repertório socioculturais mais empregados, bem como sua disposição no texto, em exemplos de redações avaliadas com a nota máxima do exame (nota mil). Para tanto, esta pesquisa qualitativa conta com um corpus composto de 44 redações nota mil do ENEM de 2019, disponibilizadas de forma aberta e digital na Web. Com o aporte teórico do Pensamento Complexo (MORIN, 1977; LARSEN-FREEMAN, 1997; LEFFA, 2009; PAIVA, 2011), avaliamos as referidas redações no ENEM, e chegamos a resultados como: (1) usou-se mais repertórios de áreas do conhecimento como Filosofia/Sociologia; (2) o repertório sociocultural foi mais empregado no parágrafo de Desenvolvimento 1; e (3) não há uma estrutura pronta de uso de repertório entre os textos mil.Downloads
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