Repertório sociocultural em redações nota 1000 do ENEM: o que, como e onde?

Autores

  • Thais Teixeira de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Peterson Luiz Oliveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alan Ricardo Costa Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.141-162

Palavras-chave:

Repertório sociocultural. Redação. Exame Nacional do Ensino Médio. Produção Textual.

Resumo

Considerando a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o acesso ao Ensino Superior, e sopesando o valor atribuído à prova de redação no referido processo seletivo, propomos o presente estudo, que enfatiza as questões inerentes aos repertórios socioculturais. O objetivo geral é analisar os tipos de repertório socioculturais mais empregados, bem como sua disposição no texto, em exemplos de redações avaliadas com a nota máxima do exame (nota mil). Para tanto, esta pesquisa qualitativa conta com um corpus composto de 44 redações nota mil do ENEM de 2019, disponibilizadas de forma aberta e digital na Web. Com o aporte teórico do Pensamento Complexo (MORIN, 1977; LARSEN-FREEMAN, 1997; LEFFA, 2009; PAIVA, 2011), avaliamos as referidas redações no ENEM, e chegamos a resultados como: (1) usou-se mais repertórios de áreas do conhecimento como Filosofia/Sociologia; (2) o repertório sociocultural foi mais empregado no parágrafo de Desenvolvimento 1; e (3) não há uma estrutura pronta de uso de repertório entre os textos mil.

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Biografia do Autor

Thais Teixeira de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduada em Letras Bacharelado Habilitação em Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-graduanda (especialização) em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (UNINTER) e acadêmica do curso de Letras Licenciatura na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Peterson Luiz Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Lingua Portuguesa no esino básico; mestrando do Programa de Pós-Graduação de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Alan Ricardo Costa, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduado em Letras - Espanhol e literaturas de língua espanhola, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sob orientação do prof. Vilson J. Leffa. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

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Publicado

01/06/2021