Repertório sociocultural em redações nota 1000 do ENEM: o que, como e onde?

Autores

  • Thais Teixeira de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Peterson Luiz Oliveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alan Ricardo Costa Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.141-162

Palavras-chave:

Repertório sociocultural. Redação. Exame Nacional do Ensino Médio. Produção Textual.

Resumo

Considerando a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o acesso ao Ensino Superior, e sopesando o valor atribuído à prova de redação no referido processo seletivo, propomos o presente estudo, que enfatiza as questões inerentes aos repertórios socioculturais. O objetivo geral é analisar os tipos de repertório socioculturais mais empregados, bem como sua disposição no texto, em exemplos de redações avaliadas com a nota máxima do exame (nota mil). Para tanto, esta pesquisa qualitativa conta com um corpus composto de 44 redações nota mil do ENEM de 2019, disponibilizadas de forma aberta e digital na Web. Com o aporte teórico do Pensamento Complexo (MORIN, 1977; LARSEN-FREEMAN, 1997; LEFFA, 2009; PAIVA, 2011), avaliamos as referidas redações no ENEM, e chegamos a resultados como: (1) usou-se mais repertórios de áreas do conhecimento como Filosofia/Sociologia; (2) o repertório sociocultural foi mais empregado no parágrafo de Desenvolvimento 1; e (3) não há uma estrutura pronta de uso de repertório entre os textos mil.

Biografia do Autor

  • Thais Teixeira de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

    Graduada em Letras Bacharelado Habilitação em Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-graduanda (especialização) em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (UNINTER) e acadêmica do curso de Letras Licenciatura na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

  • Peterson Luiz Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professor de Lingua Portuguesa no esino básico; mestrando do Programa de Pós-Graduação de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alan Ricardo Costa, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
    Graduado em Letras - Espanhol e literaturas de língua espanhola, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sob orientação do prof. Vilson J. Leffa. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

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Publicado

01/06/2021