Análise das Dimensões Verbais, Visuais e Sociais de Estêncil sobre a Greve dos Entregadores de Aplicativos

Autores/as

  • Otávio Felipe Carneiro
  • Thaysa Gabriella Gonçalves
  • Wesley Mateus Dias

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.1.p.95-114

Palabras clave:

Estêncil, Linguística Textual, intertextualidade.

Resumen

Em junho de 2020, o Brasil se deparou com uma greve dos entregadores de aplicativos que tinham a intenção de reivindicar melhores condições de trabalho e reajustes nos pagamentos salariais, além de medidas de segurança em tempos de pandemia da COVID-19. A partir disso, foram produzidos diversificados enunciados presentes em diferentes gêneros do discurso/textuais, entre eles, destacamos o estêncil, uma modalidade de arte de rua constituída pela utilização da linguagem visual que se adequa a paisagens urbanas, exprimindo diferentes críticas e sentidos ao local. Exposto isso, nosso trabalho tem por objetivo explorar a intertextualidade no estêncil de Bacuri (2020) referente à greve dos entregadores. Mais especificamente, exporemos as particularidades do estêncil, analisando as dimensões verbais, visuais e sociais de um enunciado concreto intitulado como Modern Times, para depois explanarmos a intertextualidade como elemento de construção do sentido (KOCH, 2016). Para isso, temos como base as reflexões da Linguística Textual a partir de Koch (2016; 2017), Koch e Elias (2018) e Koch e Travaglia (2011), buscando apresentar como a presença da referência a um texto anteriormente veiculado compõe parte da significação do próprio texto e da ressignificação do trabalhador no estêncil representado.

Biografía del autor/a

  • Otávio Felipe Carneiro
    Graduado em Letras/Português pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Especialização em Língua portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente mestrando em estudos da linguagem pela UEL, sendo bolsista pela CAPES.
  • Thaysa Gabriella Gonçalves
    Graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Paraná (2017), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (2019) e especialização em Literatura Brasileira pela Faculdade Unina (2019). Atualmente é mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (PPGEL/UEL), professora de produção de textos e gramática na Escola Nossa Senhora da Alegria de Apucarana e diretora administrativa da Do Pi ao Verbo (Apucarana).
  • Wesley Mateus Dias
    Mestrando na linha de Estudos do Texto e do Discurso pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM). Graduado em Letras-Português pelo departamento de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Apucarana). Professor de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED/PR).

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Publicado

21/10/2021