Revisitando o preconceito linguístico no contexto da Educação de Jovens, Adultos e idosos

uma reflexão a partir da psicologia social

Autores/as

  • Fábio Luiz Nunes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) https://orcid.org/0000-0003-0784-1921
  • Alziro Alves dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.11.n.1.p.147-163

Resumen

Discute-se o preconceito linguístico no âmbito da Educação Básica de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) no Brasil, a partir da sociolinguística de Marcos Bagno (2007). Recorre-se igualmente ao referencial da psicologia social para se abordar as relações entre os usos da língua e os processos de categorização, preconceito e identidade psicossocial, por meio dos estudos de Allport (1954), Tajfel (1981) e Ciampa (1987, 2012). A pesquisa foi conduzida mediante revisão bibliográfica, na concepção de Gil (2002) e Severino (2016). Foram consultados materiais impressos e disponíveis em bases de dados acadêmicas nas áreas de ciências da educação, sociolinguística e psicologia social. Sugere-se que o preconceito linguístico tem sido uma preocupação significativa nos estudos brasileiros sobre a EJA, diante do qual se exige uma intervenção assertiva por parte dos educadores, notadamente do professor de línguas. Conclui-se que os educadores podem desempenhar um papel fundamental na desconstrução de noções hierarquizantes sobre hábitos culturais de fala e na valorização das identidades linguísticas dos estudantes. Estratégias pedagógicas que incluam a instituição de um espaço genuíno para normalizar a diversidade dos usos da língua promovem um ambiente de aprendizagem inclusivo e crítico, além de fomentar identidades de grupo autovalorizadas no público estudantil da EJA.

Biografía del autor/a

  • Fábio Luiz Nunes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Mestrando em estudos linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em psicologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG). É profissional técnico-administrativo no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0784-1921. E-mail: fabio.nunes.fln@cefetmg.br.

  • Alziro Alves dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Mestre em administração pelo Centro Universitário Unihorizontes e graduado em comunicação social pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É profissional técnico-administrativo no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). E-mail: santos@cefetmg.br.

Publicado

25/09/2024