Desvios e discursividade em perguntas de leitura: ressignificando erros no diálogo com alunos
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.179-198Palabras clave:
Leitura, discurso, ensino de línguaResumen
A metodologia de perguntas de leitura, derivada da psicolinguística aplicada, propõe um trabalho com textos na escola a partir de uma sequenciação de questões de compreensão, em um percurso que passa por decodificação, inferência e interpretação. O presente artigo lança um olhar alternativo sobre essa proposta, a partir de conceitos da análise do discurso, para a qual o processo de leitura se constrói também a partir do jogo entre formações discursivas, da ideologia, do inconsciente e da subjetividade clivada. Tem-se como objetivo analisar, a partir dessas noções discursivas, três respostas de alunos a perguntas de leitura, buscando-se para essas respostas interpretações diversas das possíveis no âmbito da avaliação psicolinguística, no qual os resultados dos alunos seriam considerados como erros. As respostas foram selecionadas a partir de dados colhidos em turmas regulares do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Belém-PA, que, ao longo de um ano, trabalharam com diversos exercícios de interpretação textual por nós elaborados e ministrados, como professor regente. A análise aponta que os desvios presentes nas respostas dos alunos não constituem erros de leitura, mas sim interpretações constituídas no interdiscurso e na história, que, se bem compreendidas e trabalhadas na escola, têm o potencial de ampliar a experiência leitora de todos os envolvidos no processo.
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