Docência na tela: dos modos de dizer à prática
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.75-90Palabras clave:
Educação a distância, Atividade docente, Interacionismo SociodiscursivoResumen
Objetiva-se neste artigo analisar o movimento das representações em torno da prática de ensino no contexto de trabalho da educação a distância. Para a realização deste estudo, orientamo-nos a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) - Bronckart, (1999) e Bronckart e Bulea (2017). A pesquisa se vincula ao conjunto de métodos do paradigma qualitativo interpretativista, postulado por Bortoni-Ricardo (2008), Flick (2009) e Gil (2002). Os resultados da análise revelam que determinados mecanismos enunciativos, como as vozes e as modalizações, podem orientar a dinâmica das representações. E essas representações tendem a se ancorar nas vivências da modalidade presencial de ensino. Assim, em um processo migração de práticas – presencial e on-line –, pode-se delinear ressignificações para o saber-fazer do professor.Descargas
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